SES realizará mutirão de cirurgias de hérnia no Hospital Estadual Carlos Macieira neste sábado (11)

O Hospital Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira realiza neste sábado (11), a partir das 8h, um mutirão cirúrgico de hérnia. A iniciativa visa reduzir o tempo de espera dos pacientes já cadastrados pela rede estadual de saúde para submeter-se a esse tipo de procedimento.
Será o segundo mutirão de intervenções cirúrgicas realizado pela equipe médica do Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira, desde a inauguração do seu centro cirúrgico, que conta com sete salas de cirurgia em pleno funcionamento. O primeiro mutirão ocorreu no mês passado, quando 16 pacientes foram submetidos a uma técnica cirúrgica inovadora para tratamento de varizes em membros inferiores.
De acordo com o médico Luis Alfredo Guterrez, coordenador da equipe de cirurgiões que atuará no mutirão, nessa nova etapa serão beneficiados 20 pacientes que sofrem com dores abdominais causadas por hérnias inguinais, epigástricas e umbilicais (este é o tipo mais comum entre as três formas) e têm uma série de limitações para desenvolverem atividades rotineiras.
"Esses mutirões, além de ser uma forma de restabelecer a saúde do paciente e normalidade das ações diárias, são uma forma de diminuir o tempo de espera dos pacientes que não têm condições financeiras para buscar atendimento na rede suplementar e aguardam por este tipo de procedimento na rede pública de saúde há algum tempo, devido à grande demanda por este tipo de serviço", explica Luis Alfredo .
Para estarem aptos a passar pelo procedimento, todos os pacientes já diagnosticados com casos de hérnia tiveram que realizar exames pré-operatórios necessários para avaliar o risco e comprovar as perfeitas condições para que eles sejam levados ao centro cirúrgico.

Mutirões
Os mutirões cirúrgicos tornaram-se uma alternativa para reduzir o tempo de espera de pacientes, tanto da capital quanto do interior, que receberam indicações cirúrgicas para os mais diversos casos. Já foram realizados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mutirões para tratamento cirúrgico da próstata, mama, varizes, hérnias e de catarata.
As cirurgias são realizadas por uma equipe multidisciplinar nas dependências de hospitais gerais que compõe a Rede de Serviços de Saúde do Estado. Os mutirões de hérnia já foram realizados em São Luis (Hospital do Câncer Tarquínio Lopes filho e Carlos Macieira), Hospital Macrorregional de Coroatá, Hospital Geral de Alto Alegre do Maranhão, Hospital de Geral de Barreirinhas.

Comentários