Estado participa de premiação do BNB a microempreendedores e agricultores familiares

O secretário de Agricultura Familiar do Estado, Adelmo Soares, representou o governador Flávio Dino no Prêmio Banco do Nordeste de Microcrédito e da Agricultura Familiar. O evento realizado na terça-feira (24) tem como foco reconhecer iniciativas de sucesso e exemplos de superação, assim como estimular pequenos empreendedores rurais e urbanos, além de agricultores familiares.

“Por meio das histórias contadas aqui, podemos perceber a garra do povo maranhense e sentir o quanto é possível crescer na vida, por meio do estímulo e motivação. Reconhecemos a iniciativa do BNB e o grande exemplo de vida desses vencedores”, ressaltou o secretário Adelmo Soares, ao lembrar que o governo Flávio Dino acredita no potencial do povo maranhense e trabalha com foco na justiça social.

Foram homenageados seis empreendedores e três agricultores familiares que conseguiram se estabelecer financeiramente, desenvolver lucrativamente seus pequenos negócios e garantir qualidade de vida para suas famílias, com os recursos aplicados. Entre eles, Carlos José Alves, comerciante de Coroatá, que recebeu o prêmio pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O criador de bovinos em Porção de Pedras, Jaime Ferreira, e o produtor de caju e seus derivados, Manoel Emídio, também receberam a premiação pelo Pronaf. Além do troféu, cada empreendedor recebeu prêmio em dinheiro no valor de R$ 1,5 mil. “Esse é um momento muito importante da minha vida. Nunca pensei ter meu trabalho reconhecido, depois de tanta dificuldade que eu já passei. Minha vida mudou para melhor”, revelou Vilma Maria Barreiro, uma das homenageadas.

O superintendente estadual do BNB no Maranhão, Expedito Neiva, lembrou a importância do crédito para agricultores e empreendedores. “Temos um estado com um potencial muito grande para desenvolvimento de negócios, dos grandes aos pequenos empreendimentos. Porém, o mais importante são as pessoas e a força de vontade que o maranhense tem de se desenvolver produtiva e economicamente. Por isso, o Banco do Nordeste tem orgulho de reconhecer esses casos de sucesso estimulados pelos financiamentos através da instituição”, comentou.

Também participaram do evento o secretário municipal de Planejamento, José Cursino Raposo, representando o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Fortunato Macedo; o superintendente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Valdemício Ferreira; o diretor da Associação Comercial do Maranhão, Márcio da Anunciação; o superintendente federal da Pecuária, Agricultura e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Antônio José dos Santos; o delegado substituto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fábio Dutra; e representantes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Estado do Maranhão (Fetaema).

Comentários