Profissionais da Secretaria de Segurança Pública recebem treinamento para atuar na Campanha Outubro Rosa

Um treinamento realizado, na última segunda-feira (21) , no Salão Azul no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau, em São Luis, pela mastologista Ana Gabriela Caldas Oliveira capacitou os profissionais de saúde da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) para atuarem na campanha Outubro Rosa. A campanha visa a prevenção e/ou identificação precoce do câncer de mama. Na ocasião, profissionais do Centro Integrado de Assistência Médica e Social (CIAMS) da Polícia Militar, também, foram capacitados.
“A ação acontece todo ano durante todo o mês de outubro e este ano a Secretaria de Segurança Pública está com uma campanha muito forte para que as mulheres possam se atentar a importância da prevenção e do diagnostico cedo. Paralelo a isso, a diretoria de saúde da PMMA estará intensificando as ações a fim realizar o diagnostico em policiais, servidoras civis e familiares” disse o coronel Dionilo Gonçalves, diretor do CIAMS.

Ele lembrou ainda que quem desejar receber atendimento deve procurar a diretoria de saúde, localizada no quartel geral da PMMA. “ Estaremos fazendo a triagem e, em casos necessários, faremos os encaminhados para a realização de exames de mamografias” completou o oficial da PM.
A campanha teve início em 1990 em Nova York onde pacientes recebiam um laço rosa para simbolizar a luta contra câncer de mama. Posteriormente, vários países incluíram tal campanha em sua agenda de saúde.
 Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo,  e é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
 No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Comentários