Comandante da CPTUR explica o sucesso das operações e missões na área do turismo

O Tenente coronel José Roberto Moreira Filho, há 02 anos como comandante da Companhia Militar de Turismo Independente (CPTUR), informou que durante esse tempo foram realizadas várias operações especiais, com autuações, prisões, apreensões de drogas, munições, aparelhos celulares, armas de fogo e armas brancas,  Nesse mesmo período, foram realizados vários cursos visando a capacitação específica dos militares para atuarem em missões especiais, inclusive cursos de idiomas, como inglês, francês e espanhol, para melhor atender ao turista estrangeiro tendo,  inclusive, policial que fala fluentemente  japonês.

O comandante disse que a CPTUR atua em 05 áreas: Centro Histórico, Lagoa da Jansen, Península da Lagoa, Ponta da Areia, e Avenida Litorânea. Segundo ele, para cada área, com exceção da litorânea, existe uma base fixa da CPTUR com policiais militares preparados para atender a população nas áreas de atuação da companhia. A Base da Península, atende as demandas da Lagoa da Jansen e Ponta D'Areia, existe o quartel da Lagoa e no Centro Histórico o Quartel General, e a Base do Reviver, na praça Nauro Machado, com atuação em toda região, inclusive no Convento das Mercês, local de concentração de muitos turistas.
O coronel falou ainda, que para dar segurança aos turistas e aos cidadãos maranhenses que circulam nessas áreas estão sendo realizadas várias operações. tais como: Operação Fecha Quartel, Saturação, Praia Segura, Transporte Seguro, e a Operação Turista Seguro.

O tenente-coronel José Roberto Moreira Filho informou também que nos últimos dois meses foram atendidas 44 ocorrências, com 56 conduções, sendo que em 90% delas foram feitas autuações em flagrante delito. Foram feitas apreensões de 95 armas brancas, a maior parte na região do Centro Histórico, e apreensões de muitas drogas. Só na quarta-feira (24), foram apreendidos 68 papelotes de crack com prisão do portador em flagrante. “Quase todos os dias são apreendidas substancias entorpecentes nas mãos de usuários de droga, nesta área do Reviver” afirmou o Comandante.

Quanto a participação de menores em pequenos furtos e uso de drogas, revelou que depois de um trabalho da CPTUR, em conjunto com outros órgãos do estado, município e judiciário, que cuidam diretamente dos problemas relacionados com menores, houve uma diminuição significativa no índice de crimes por eles praticados nas áreas de atuação da CPTUR, principalmente no Reviver. “Depois que o governador Flávio Dino inaugurou a Base da Companhia na praça Nauro Machado, no Centro Histórico, a ação da polícia ficou mais fortalecida, com a presença de policias 24h para coibir todo e qualquer tipo de ação criminosa naquela área”, adiantou..

O Coronel Roberto agradeceu a parceria da CPTUR com órgãos do estado e do município, assim como do judiciário. Falou que a prefeitura municipal de São Luís, é uma grande parceira com empenho destacado das secretarias municipais da cultura e do turismo, das secretarias de estado da cultura e do turismo e lembrou que um dos momentos mais importante da parceria com a CPTUR, foi quando o governo do estado, prefeitura, Ministério Público e outros órgãos enjangados, conseguiram lacrar 42 imóveis abandonados que estavam servindo de pontos de uso e comercialização de drogas.

O Coronel Roberto filho disse que ações como essas são importantes no combate à criminalidade e que o trabalho da CPTUR terá continuidade, com policiamento ostensivo, ações e missões contínuas sendo desenvolvidas dia a dia para dar tranquilidade não só aos turistas, mas também a todos que trabalham, moram ou costumam se divertir nas áreas de ação da CPTUR

Comentários