Secretarias de Segurança Pública e do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros abrem Curso de Combate e Prevenção a Incêndio Florestal


As Secretarias de Estado de Segurança Pública e Meio Ambiente, com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão realizaram, na manhã da quinta-feira (06), no auditório Leofredo Ramos da SSP, solenidade de abertura do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal.

Estiveram presentes o Secretário Adjunto de Segurança Pública, delegado Saulo Ewerton, o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Araújo, Coronél Célio Roberto comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Wanderley, dentre outras autoridades e alunos do curso.

Conversamos com o secretário adjunto de segurança Saulo Araújo representando o secretário Jefferson Portela. Dr. Saulo Ewerton falou que a realização do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal é de extrema importância para o sistema de segurança do estado dado a grandeza territorial do Maranhão com uma área de floresta extensa e que precisa de um cuidado todo especial, sobretudo com a chegada do verão, período de grandes focos de incêndio em diversos pontos da nossa reserva florestal. Disse que para conter esses focos de incêndio, tanto na capital como no interior, é necessário que tenhamos profissionais capacitados e comprometidos para atuarem nas áreas onde poderão ocorrer e este é objetivo do curso formar profissionais habilitados a combater incêndios florestais.

Sobre a parceria com a Secretária de Estado do Meio Ambiente no curso de combate e prevenção de incêndio florestal, o Dr. Saulo Ewerton declarou  que as duas secretarias já são parceiras por obviedade de suas ações, nos convênios e fiscalização do meio ambiente  no combate aos crimes ambientais, no que diz respeito à exploração ilegal de madeira, minério na zona oeste  e zona sul do estado, onde é feito todo um trabalho conjunto para chegar até as quadrilhas que atuam nessas áreas. A parceria entre essas duas grandes secretárias de governo, conforme o secretário, só vem engrandecer o projeto de defesa ao meio ambiente.

Finalizou parabenizando os trinta e cinco bombeiros militares que se dispuseram a se capacitar no Curso de Combate e Prevenção de Incêndio Florestal, desejando a todos os participantes sucesso e um bom desempenho, para que ao término do curso possam estar preparados para defender as nossas florestas e salvar vidas humanas nos incêndios florestais.
Sobre a parceria entre as duas secretarias, o secretário de Meio Ambiente disse que o Maranhão, devido a sua extensão territorial possuir uma grande área de floresta, e é hoje o estado onde mais ocorrem queimadas. Segundo ele, isto fez com quer o governo do estado tomasse medidas para conter este alto índice de incêndios. A Secretária de Meio Ambiente, informou com o apoio do governador Flávio Dino, tem realizado trabalho de prevenção e combate a incêndio florestal em todo o território maranhense, principalmente nas áreas mais críticas, em que os focos de incêndio são comuns no período de verão.

Conforme o secretario, foram feitos planejamento junto aos municípios afetados, montando uma ação de trabalho para inverter esse quadro. Ainda na sexta-feira (08) foi realizada uma reunião entre a Secretaria de Meio Ambiente com 26 prefeitos dos municípios maranhense para juntos definirem ações do estado no combate aos incêndios florestais.
O secretário falou que durante o primeiro semestre do ano, vários cursos de prevenção a este tipo de incêndio foram realizados no interior maranhense, que o último foi realizado na cidade de Codó onde foi feito um trabalho com a Guarda Civil Municipal com a participação dos bombeiros civis. Hoje o município de Codó está preparado para lidar com prevenção e combate a esse tipo de incêndio

A Secretaria de Meio ambiente tem ministrado Curso de Educação Ambiental para controle de desmatamento e transporte ilegal de madeira, assim como das queimadas provocadas por pessoas que tocam fogo em suas roças sem nenhuma forma de controle ou prevenção.

Comentários