Dez ocorrências de crimes eleitorais são registradas na região metropolitana de SL


Dez ocorrências de crimes eleitorais foram registradas na região metropolitana de São Luís, no dia das eleições – domingo (7). De acordo com o superintendente da Polícia Civil da Capital, delegado Sebastião Uchoa, a maioria dos casos foi crime de boca de urna e não houve ocorrência de grande relevância.
Somente na Grande Ilha, a Polícia Civil atuou com o efetivo de 110 homens, incluindo delegados, investigadores e escrivães. Funcionaram quatro plantões em São Luís (Cidade Operária, Vila Embratel, Beira-Mar e Cohatrac), e as delegacias especiais do Maiobão, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa, para combater crimes eleitorais e fiscalizar o cumprimento da portaria 926/2012, instituída pelo secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, que disciplinava a venda e consumo de bebidas alcoólicas no período eleitoral.

Delegado Sebastião Uchoa considerou tranquilas as eleições em São Luís
Em São José de Ribamar, duas pessoas foram conduzidas para a delegacia, uma pelo crime de transporte ilegal de eleitores e outra por boca de urna. Na sede da Raposa, não houve registro de ocorrência, mas na periferia uma pessoa foi detida pelo crime de boca de urna e conduzida à delegacia. No Maiobão, foram registrados dois casos, todos por boca de urna.
Na Beira-Mar, centro de São Luís, uma pessoa foi presa em flagrante por vender bebida alcoólica e três foram detidas pelo crime de boca de urna. Na Delegacia Especial da Cidade Operária (Decop), os investigadores apreenderam bebida que estava sendo comercializada no dia da eleição e uma pessoa foi detida. Na Delegacia de Paço do Lumiar, não houve registro de ocorrência de crime eleitoral. “Em linhas gerais, a eleição foi muito positiva na capital. Não tivemos registro de ocorrência de grande relevância de crimes eleitorais”, destacou o superintendente da SPCC, delegado Sebastião Uchoa.
Mais de duas mil pessoas – Em todo o Brasil, 2.178 pessoas foram presas por crime eleitoral, segundo balanço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O tribunal registrou 4.812 ocorrências de crime eleitoral em todo o país, mas nem todas levaram à detenção dos envolvidos.
Dos 2.178 detidos, 1.703 eram eleitores e 475, candidatos. Segundo o TSE, a maioria das prisões foi por causa de boca de urna e divulgação de propaganda eleitoral. Também houve registro de pessoas detidas por uso de alto-falantes, transporte ilegal de eleitores, corrupção eleitoral e fornecimento ilegal de alimentos a eleitores.

Comentários