GMSL realiza formatura geral e entrega insígnias a promovidos



Com a presença de autoridades civis, militares e convidados especiais, aconteceu na manhã de terça-feira (19), nas dependências do Ginásio Tião, no Parque Bom Menino, a Formatura Geral da Guarda Municipal de São Luís (GMSL) com o objetivo de apresentar aos seus integrantes e à sociedade, a nova gestão da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC).

 Durante a cerimônia foi realizada a entrega de insígnias a guardas municipais promovidos a Classe Distinta A (CDA), Classe Distinta B (CDB) e guarda municipal de 1ª Classe, representando os demais integrantes da Corporação. Presentes ao evento, entre outras autoridades, o Secretário Municipal de Governo, Rodrigo Marques (representando o prefeito de São Luís), o Secretário Adjunto e comandante da Guarda Municipal de São Luís, George Bezerra de Assis Filho; Secretário Municipal de Planejamento, José Cursino Raposo; Secretário Municipal de Esporte, Raimundo Penha; Secretário-Adjunto da SEMUR, Arthur Guimarães; Joel de Lima, representando o Secretário Municipal de Segurança Alimentar; Tenente-Coronel Nepomuceno, comandante Operacional do CBM/MA; Major Cavalcante, representando o Comando Geral da PMMA, Cel. Franklin Pachêco; e o Superintendente de Segurança Alumar, José Rebelo.

“BRIOSA FUNÇÃO” – Em sua fala, o Secretário Adjunto e comandante George Bezerra de Assis Filho destacou que a função principal da Guarda Municipal é proteger os bens, serviços e instalações da Cidade de São Luís.

Além desta função, que nos termos da lei é de extrema relevância, a GMSL pode ainda, eventualmente, auxiliar os órgãos policiais na manutenção da ordem pública, junto às Polícias Federal, Civil e Militar, além de outros previstos na própria Constituição. “Para realizar essa briosa função, a Guarda Municipal de São Luís conta com sua principal ferramenta, que é o homem.

Você, guarda municipal, é o alvo da nova gestão, podendo ser respeitado e valorizado como guardião da lei e da ordem, conforme alcunhado na sua histórica origem no Brasil. Sabemos também da importância de qualificação e aparelhamento da GMSL para que a Corporação possa desempenhar, com eficiência, as funções designadas”, acrescentou.

PROFISSIONALISMO – Para o comandante da Guarda Municipal de São Luís, no Serviço Público não há mais espaço para o amadorismo. Tudo que possa contribuir para melhorar os serviços deve ser analisado. “Sei que muito ainda precisa ser feito para melhorar as condições de trabalho do nosso agente de segurança. Mas há uma intenção própria do nosso prefeito, em qualificar e melhorar a estrutura da Guarda Municipal de São Luís.

Por isso, acredito que nos próximos anos, iremos dar um salto de qualidade muito alto na prestação dos serviços, bem como na valorização dos nossos guardas. Muito me alegrou saber que na constituição da nossa Guarda, temos Grupamentos que, além de cumprir seu dever de guarda, contribuem no seu aspecto social à população ludovicense, como é o caso do GPO, GAC, GSE, GAT, GPA e GSV”, afirma Bezerra.

Destacou ainda a performance da Banda de Música da GMSL. “Muito me alegrou saber que temos uma Banda dentro da Guarda. Como Secretário Adjunto e comandante da Guarda Municipal, vocês têm meu compromisso de fazer tudo que for possível para que a GM seja melhor. Que você, guarda, tenha orgulho de trabalhar na Corporação”, justifica.

DEFESA CIVIL – “Quero agradecer a confiança do nosso perfeito Edvaldo Holanda Junior em mim depositada, com a certeza de que irei honrar esse compromisso. Peço a todos, sucesso nessa empreitada. Queremos que São Luís reconheça a Guarda Municipal não só com o poder de política que tem, mas sim como um efetivo apoio nas várias comunidades. Hoje a Defesa Civil está ligada à SEMUSC, e é composta de guardas municipais, faz um trabalho brilhante. E que muitas vezes não é tão reconhecido assim. Vamos cada vez mais melhorar as condições, e vamos valorizar o guarda municipal”, finalizou o comandante George Bezerra.

Comentários