PESQUISADOR DA FIOCRUZ VISITA DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

A Superintendência de Defesa Civil de São Luís (SUDEC), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC), recebeu na manhã de sexta-feira (11), a visita do pesquisador Eduardo Fonseca, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). No encontro de trabalho com a Superintendente Elitânia Barros, ele recebeu dados atualizados do órgão que serão inseridos na pesquisa “Capacidades dos Estados e Municípios de Atuarem na Preparação e Resposta em Situação de Emergência  em Saúde Pública”, encomendado pelo Ministério da Saúde, visando entender como está o Brasil em relação à preparação em uma situação de Desastre, para gerar um futuro Plano sobre Redução de Riscos a Desastres em todo o País.

Segundo o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, já foram realizadas entrevistas  com a Secretaria de Saúde Estadual e a Defesa Civil Estadual e Secretaria Municipal de Saúde. “Agora, estamos fazendo com a Defesa Civil de São Luís, a última no Estado. Inédita no país, a pesquisa visa entender como está o Brasil, ou seja, como estão os Estados e as Capitais com relação à Preparação e Resposta a Desastres. A partir daí, gerar um Relatório, que irá servir como subsídio para o Ministério da Saúde mudar a situação, que se sabe hoje não é boa. O objetivo final é ter um Plano Nacional de Resposta a Desastre”.

Finalizando, o pesquisador Eduardo Fonseca agradeceu ao Centro de Estudo e Pesquisa sobre Emergência e Desastres (CEPED), da FIOCRUZ, que “nos proporcionou as condições necessárias para concluirmos com êxito, este trabalho de Pesquisa, a nível nacional, que vai dar as condições necessárias para a formatação de um Plano futuro sobre Redução de Riscos a Desastres em todo o território brasileiro”. 
Foto: J. Roberto (Ascom-Semusc)
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

Comentários