AÇÃO DA PM DESARTICULA MAIS UMA QUADRILHA QUE AGIA NA VILA LUIZÃO

Resultado de mais uma ação de pacificação na região da Divinéia/Luizão, policiais militares da Unidade de Segurança Comunitária (USC) desarticularam mais uma quadrilha de criminosos que agia naquela região. Desta vez, foram presos três integrantes de um bando especializado em roubos a residências. De acordo com a Policia, além da Vila Luizão e Divinéia, o grupo é suspeito de cometer assaltos também em vários bairros da Região Metropolitana.
 
Estão detidos Otniel Castro Amorim, 25 anos, residente no Bairro do Angelim e Clenilton Santos Alves, 22 anos, morador do São Francisco. Durante a ação, os PMs apreenderam, ainda, um adolescente de 16 anos, natural da cidade de Penalva. O bando foi capturado na noite de terça-feira (27). no Bairro do Sol e Mar.
 
Para o tenente-coronel Jorge Guerra Luongo, coordenador geral das USCs, estão sendo desencadeados uma série de trabalhos e operações de pacificação nos bairros que abrange a área da USC, visando uma diminuição do índice de criminalidade. “Estamos trabalhando para que os números de violência possam diminuir. Faremos um trabalho preventivo, porém continuaremos com todo esse planejamento com ações ostensivas e repressivas em toda a região”, ressaltou o oficial.
 
Na ação, foram apreendidos três notebooks e uma CPU; um cordão de metal semelhante a ouro; quatro aparelhos televisores LCD e um monitor da marca AOC; dois aparelhos celulares; um revólver calibre 38 da marca Taurus com seis munições intactas, além de dois veículos, sendo um Peugeot 206 de cor cinza, de placas NMW – 1776 e, ainda, um Ecosport de cor vermelha de placas NXC – 8158, que eram utilizados nos assaltos.
 
De acordo com informações policias, Otniel Castro e Clenilton Santos estavam no veículo Peugeot em atitude suspeita, quando foram abordados pelo militares que faziam rondas de rotina na área. Ao ser abordada a dupla tentou empreender fuga, mas eles foram perseguidos e capturados logo em seguida.
 
No carro, foi encontrada a arma escondida embaixo de um dos bancos do veículo. Durante interrogatórios, os criminosos levaram os policiais até uma casa abandonada, onde estavam os objetos subtraídos nas ações criminosas. No local as equipes policiais encontraram o adolescente de 16 anos que fazia a guarda das coisas. Já os ocupantes do Ecosport abandonaram o carro e fugiram.
 
Os suspeitos foram levados para o Plantão Central da Refesa e autuados, pelo delegado plantonista Lawrence Moraes Alves, pelos crimes de formação de quadrilha e roubo qualificado. Contra o adolescente foi lavrado o auto de apreensão em flagrante. Eles permanecerão detidos à disposição da Justiça.
 
Unidade de Segurança
A primeira Unidade de Segurança Comunitária do Maranhão foi inaugurada, na terça-feira (26), pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes.
 
O projeto tem como referência o modelo das UPPs do Rio de Janeiro. No Maranhão, o projeto apresenta inovações como a implantação de 10 câmeras de videomonitoramento que cobrem o perímetro de todo o complexo policial dando ao comando de cada unidade um controle, 24 horas por dia, de toda a movimentação. As câmeras estão interligadas a um centro de comando instalado na própria Unidade e também no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), na sede da SSP.   
   
No local serão oferecidos ainda cursos de qualificações aos moradores das áreas vizinhas as USCs. Na da Divin´ria/Vila Luizão três cursos já estão sendo oferecidos. O intuito é qualificar jovens e adolescentes e reduzir o número de envolvimento de jovens com o mundo do crime.  

Comentários