Guarda Municipal participará de ações de fiscalização e controle ambiental


A Secretaria de Segurança com Cidadania (SEMUSC) firmou recentemente Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) garantindo a participação da Guarda Municipal de São Luís (GMSL), através do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), no trabalho conjunto de fiscalização e controle ambiental desempenhado pela Semmam.

O Termo de Cooperação tem como objetivo principal a prevenção e repressão a crimes ambientais. O acordo prevê a coleta de dados estatísticos para a produção de estudos que possibilitem a organização de planos de prevenção. Ações de educação ambiental também integram o conjunto de atividades que serão aplicadas pelo GPA.

No contexto da cooperação técnica, o GPA voltou suas ações para a fiscalização dos postos de vendas de combustíveis, que será realizada até o final de março. As ações contarão com o apoio da Blitz Urbana e vão se estender a todos os postos localizados na área urbana de São Luís, o objetivo é verificar o prazo de Licenciamento Ambiental.

“Nas primeiras ações já encontramos vários postos irregulares, com as licenças ambiental e fiscal vencidas. E outros postos sequer apresentaram as licenças devidas. Por isto, foram notificados e encaminhados à Semmam para as providências cabíveis”, informa o sub-comandante da GMSL, J. Moraes.

Cooperação
O secretário da Semusc, Breno Galdino de Araújo, afirma que as duas pastas serão contempladas com o convênio. “Basicamente, vamos unir forças, sabemos que as atividades de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente necessitam de apoio operacional, e isto a Guarda de São Luís pode proporcionar. Além disso, a atividade conjunta, além de fornecer estrutura para nossos guardas, também os aproxima de técnicos da área do Meio Ambiente, lhes proporcionando trocar experiências, elaborar projetos e atividades outras. A ação conjunta das duas secretarias, com certeza, dará muito mais força e os resultados serão imediatos, sem dúvida”, garante Breno Galdino.

Dezoito guardas do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) vão participar da ação conjunta. Dentre os vários projetos já definidos, destaque para reciclagem, plantio de árvores e palestras sobre educação ambiental.

O subcomandante da GMSL, J. Moraes, destaca que a parceria também vai garantir a proteção dos funcionários que estão prestando serviço na Semmam. “Os técnicos que farão o trabalho na área de Meio Ambiente terão, agora, o apoio direto do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), da GMSL”.

As informações são da Prefeitura de São Luís.

Comentários