Novo secretário da Sejap assume e já fala sobre ações da nova gestão

O secretário Sebastião Uchoa esteve pela primeira vez, no inicio da tarde de sexta-feira, 1, nas instalações da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap). Ele, que substitui o ex - gestor da pasta, Sergio Tamer, falou sobre as principais ações que serão tomadas por ele à frente do órgão. Uchoa foi oficialmente empossado na manhã desta sexta.


                                                                                                      Foto: J.Roberto
 
Sebastião Uchoa diz que a nova gestão trabalhará, tendo como base, três eixos: a segurança, ressocialização de detentos, bem como a valorização dos agentes penitenciários. O secretário destaca que os primeiros passos dados por ele será conhecer o “terreno” para, só então, estabelecer as novas medidas da gestão. “Acredito que bons trabalhos já vinham sendo feitos, mas o que será realizado nessa nova gestão será alinhado aos novos gestores e vamos buscar uma administração pensando em vidas”, afirma ele.

Para Uchoa, o que será um diferencial nessa atual gestão é a experiência dele dentro do sistema penitenciário. “A minha experiência vem somar para que dê continuidade no bom trabalho que já vinha sendo feito na antiga gestão”, destaca. Questionado sobre quais as principais ações desenvolvidas por ele, Uchoa foi direto. “Trabalharei em simetria. Segurança interna prisional e ressocialização precisam estar juntas. Não tem como trabalhar a reintegração social sem termos segurança”, responde.

Sebastião não escondeu a real situação que se encontra o sistema carcerário, não só do Maranhão, mas do Brasil. Ele reforçou que trabalhos serão realizados para que problemas como homicídios e, até mesmo, superlotação sejam solucionados. “Existe muito trabalho pela frente, vamos trabalhar para prevenir esses problemas. Temos todo apoio do governo do estado para realização de um bom trabalho”, enfatiza o secretário.   

Recebido

Uchoa foi recebido por uma pequena comitiva da Sejap formada pela Subsecretária Leopoldina Amélia Barros, o secretário adjunto de estabelecimentos penais, João Bispo Serejo, bem como os superintendentes Fredson Maciel e Afrânio Feitosa.
Perfil

Sebastião Uchoa é natural de Recife, Pernambuco, Bacharel em Direito, Especialista em Docência Superior/Universidade Federal de do Maranhão. Foi agente de Segurança Penitenciária da Secretaria de Justiça do estado de Pernambuco, diretor Executivo do presídio professor Aníbal Bruno, assessor Especial do Secretário de Justiça de Pernambuco, e no Maranhão.
 

Delegado de Polícia Civil (Cargo Efetivo), Chefe da Casa de Detenção do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Delegado Regional de Pinheiro, Supervisor do Centro Integrado de Defesa Social Leste, Superintendente de Policia Civil da Capital, Secretário Adjunto de Administração Penitenciária e ex-Diretor Geral da Academia Integrada de Segurança Pública - AISP/MA.
 

Foi delegado de Polícia em várias unidades de Policia Judiciária localizadas em São Luís e no interior do Maranhão. Atualmente ocupava o cargo de Superintendente de Policia Civil da Capital.

Comentários