SEMUSC PROMOVERÁ III SEMINÁRIO DA MULHER


Com o intuito de comemorar o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março acontecerá, a partir das 08h30 min, no auditório da Secretaria Municipal de Fazenda – SEMFAZ (Av. Guaxenduba, 1 455 – Bairro de Fátima – 5º andar), o III Seminário da Mulher, promoção da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC), através do Projeto Valorização da Vida, com o tema “Culto à Imagem: 


Entre os Padrões de Beleza e a Saúde”, e o subtema “A Ditadura da Beleza e os seus riscos à Saúde da Mulher”. O Secretário Breno Galdino de Araújo fará a abertura do evento, que conta com parceiros de peso, como o Instituto Embeleze e a Natura.

                                                                                                         Foto: J. Roberto
Segundo a psicóloga Carolina Abreu, o Seminário, parte do Projeto Valorização da Vida, da SEMUSC, trata da ditadura da beleza que a mulher sofre hoje.


 Atualmente, percebe-se a influência da mídia sobre o comportamento das pessoas, desde os valores até a forma de vestir. Para tudo temos um padrão, e a beleza não é exceção. 


Nossos ícones de beleza são vítimas, às vezes fatais, de transtornos alimentares, dependência de remédios para emagrecer e vigorexia (prática doentia de atividade física). 


Atrizes e modelos aparecem cada vez mais magras e distantes do padrão tido como saudável e ideal para um indivíduo. O conceito de beleza passou a ser associado a sofrimento, doença, insatisfação, morte, mutilação, infelicidade. 


Só é feliz quem está dentro desses padrões. “Com o objetivo de esclarecer os riscos para a saúde mental e física dessas condutas, convidamos profissionais de referência na área para falar da importância de se cuidar de forma responsável, refazendo o link entre saúde e beleza”, informa Carolina.


PROGRAMAÇÃO

08h30: Abertura
09h10 às 09h50 – Momento Vivencial – “Ginástica Cerebral: Revitalizando a Beleza Feminina”, com a terapeuta educacional Leidismar Fernandes Nalasco.
10h às 11h: Ditadura da Beleza e os seus riscos à saúde da mulher sob a perspectiva médica”, com o cirurgião plástico Paulo Mocelin.
11h às 11h10 – Intervalo
11h10 às 12h10, palestra “Ditadura da Beleza: Aspectos psicológicos a serem considerados”, com a psicóloga Yanne Luna de Azevedo
12h10 às 13h – Momento da Beleza
13h  – Encerramento


Comentários