Vereador acusa Roseana de ter promovido 'estelionato eleitoral'

O vereador Martinho José Silva Ferreira (PR) formulou expediente, na Câmara Municipal de Bacabeira, cobrando explicações do governo federal sobre a paralisação das obras da refinaria Premium, da Petrobras, no Maranhão. O vereador acusa a governadora Roseana Sarney (PMDB) de ter praticado um “estelionato eleitoral” ao usar o empreendimento visando obter votos do eleitorado maranhense, nas eleições de 2010.
Durante discurso na tribuna da Câmara, o vereador já chegou a afirmar que desconfiou do megaempreendimento porque, segundo ele, o governo do Maranhão não fez no município de Bacabeira nenhum investimento em infraestrutura em função da prometida refinaria que, para ele, não passou de “ficção”.
Martinho José Ferreira critica falsa 'propaganda' em torno da refinaria da Petrobras

"Tentando garimpar votos, a governadora Roseana, então candidata à reeleição, trouxe o ex-presidente Lula e a presidente Dilma, e juntos lançaram a pedra fundamental da refinaria. No golpe do qual fomos vítimas, parecia até que já tinha navio no porto do Itaqui para transportar petróleo de Bacabeira. Ela [Roseana] fez gravações no local, promessas na campanha eleitoral, quando, na verdade, tudo não passava de armação com o objetivo de a peemedebista ganhar a eleição", declarou Martinho.
O vereador bacabeirense lembrou que a promessa da refinaria no município maranhense levou o governo atual e o anterior a fazerem altos investimentos na região, provocando prejuízos incalculáveis, danos ao meio ambiente e demissão de centenas de pais de famílias.
"Ainda no governo Jackson Lago já havia a concessão de incentivos. Depois, já no governo Roseana, o estado desapropriou o terreno onde seria construído o empreendimento, e por conta disso, uma grande indústria de telhas, instalada há mais de 30 anos em Bacabeira, foi desapropriada a preço de banana. Na época, por conta do fechamento da indústria, mais de 300 pessoas ficaram desempregadas, e ficaram a ver navio. Ou melhor, a não ver nenhum navio", desabafou.
A refinaria deveria gerar investimentos de R$ 40 bilhões, e as obras começaram em maio de 2012. O vereador Martinho (PR) lamentou a perda do que seria “uma redenção para a economia”, e solicitou que a Procuradoria Geral do Maranhão se manifeste, pois ele lembrou que não é a primeira vez que o povo da região tem seus sonhos frustrados por 'falsas propagandas' eleitorais.
"Pelo menos por enquanto não há interesse da Petrobras em bancar a construção desta refinaria. Mas durante a campanha eleitoral este empreendimento foi divulgado como iniciativa concreta nos meios de comunicação. Por isso, a gente pode dizer que o empreendimento não passou de um estelionato eleitoral. Estamos há anos sendo enganados", criticou Martinho, lembrando de outro fracassado projeto de Roseana na região: a fábrica de Rosário. "Assim como a refinaria, a fábrica também foi um engodo", completou.
Para o vereador Martinho José é difícil, para a população da região e do Maranhão, “conviver com tanta mentira”. "Eu não quero aqui que pensem que estou fazendo discurso político, até porque a situação em que estamos vivendo é desoladora, o meu pronunciamento na verdade, é um desabafo de quem não aguenta mais viver com tantas promessas e mentiras", ressaltou.
Fonte: JP


Comentários