DEFESA CIVIL MUNICIPAL PARTICIPARÁ DE PLANO DE AÇÃO PARA PERÍODO CHUVOSO


                                                                   Foto: J.Roberto /Ascom - Semusc
 
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), do Ministério da Integração Nacional, e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) estão organizando uma Oficina de preparação para o Plano de Ação para o Período de Chuvas – Região Nordeste, que tem por objetivo capacitar gestores e técnicos em Defesa Civil. O evento acontece de 16 a 19 de abril, das 9h às 18h, no auditório do Comando Geral do CBMMA, situado na avenida dos Portugueses, s/nº - Bacanga, na Capital maranhense.
 
Resultado de uma parceria entre Sedec e Defesas Civis Estaduais, a Oficina será executada em duas etapas. Na primeira, os alunos serão capacitados por técnicos da Sedec sobre os seguintes temas: 1. Legislação Federal; 2.Reconhecimento Federal; 3. Transferência de Recursos; 4. Cartão de Pagamento de Defesa Civil; 5. Sistema Nacional de Monitoramento,
Alerta e Alarme; 6. Plano de contingência de Proteção e Defesa Civil; 7. Exercício Simulado de Preparação para Desastres. O curso terá duração de 32 horas.


EXERCÍCIO DE SIMULADO – A segunda etapa consiste na realização do exercício Simulado de Preparação para Desastres e visa capacitar técnicos e gestores em Defesa Civil a trabalhar na comunidade residente em áreas de risco para atuar preventivamente em situação de desastre e consolidar procedimentos e conteúdos para a criação de um sistema permanente de monitoramento, alerta e alarme pelas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil.
 
Nessa etapa, os capacitados serão multiplicadores em seus municípios. Este simulado acontecerá no município de São Luís, com a parceria da COMDEC sob a direção do Secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Breno Galdino, e da Superintendente da COMDEC, Elitânia Márcia Barros.

Comentários