Helicóptero do GTA é utilizado no encerramento do curso de Emergência e Resgate



Durante o final de semana, ocorreu o encerramento do Curso de Emergência Médica promovido pela Diretoria de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. Com aulas práticas, o curso teve início na sexta-feira(05) e terminou no final de semana com a parte prática, realizada na área do Complexo GEM/2º GBM no bairro da Cohab.

Num total de 35 alunos participaram do curso, entre bombeiros do Grupamento de Emergência Médica, voltados para o combate a incêndios. A turma também contou com oficiais do GTA, da Polícia Civil e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O primeiro curso foi ministrado pelo diretor do Samu de Belém, o médico ortopedista José Guataçara. A continuação do treinamento deve ser feita em uma fazenda-escola no Pará, onde os participantes poderão aprofundar os conhecimentos que estão sendo passados durante esses dois dias no auditório do CBM e na Academia de Bombeiros Militar Josué Montello.

Os alunos receberam noções de mergulho, flutuação, atendimento inicial ao politraumatizado, sistema de triagem em catástrofe (START), embarque e desembarque em aeronaves de asa rotativa; transporte aeromédico; rapel estático e de aeronave; acesso e atendimento em locais confinados; extricação; acidente com moto; escalada e içamento e descida de macas.

Segundo o comandante do Grupamento de Emergência Médica do CBM, o tenente-coronel Celso Alves, o objetivo do curso, entre outros pontos, foi capacitar os participantes para o embarque e desembarque em helicóptero no solo ou pairando, fazer rapel em helicóptero, estabilizar as vítimas no transporte aéreo, entre outros.

Comentários