Núcleo de saúde do Sistema Penitenciário comemora um ano de funcionamento

Nesta terça-feira (16), o Núcleo de Atenção à Saúde do Sistema Penitenciário do Maranhão vai comemorar um ano em atividade. O núcleo é voltado ao atendimento dos internos de todo Sistema Prisional do Estado, e tem o objetivo de diagnosticar, tratar e encaminhar casos médios de média e alta complexidade para os hospitais, com a devida estrutura.

O Núcleo está localizado na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís. Segundo a coordenadora de Saúde da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Iólice Ribeiro, a criação do núcleo elevou a qualidade dos trabalhos de saúde desenvolvidos nas unidades prisionais.

 "Soma, também, as parcerias, que aumentaram e isso, com certeza, eleva a qualidade dos serviços”.
São disponibilizados aos internos serviços de assistência médica e odontológica, equipes de técnicas de enfermagem e enfermeiros 24hs, além de exames de radiografias e laboratoriais. 

Os pacientes recebem vacinação, atendimentos na área de saúde preventiva, diagnóstico e tratamento de doenças (hipertensão, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis e outras), leitos para internação e acompanhamento psicossocial.

Para o secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, o núcleo é uma ferramenta fundamental para o bom funcionamento do sistema "Ter dentro de uma das unidades um local de atendimento ágil e pronto para qualquer emergência colabora, grandiosamente, para os bons resultados que vem se alcançando nesse um ano de existência do núcleo".

Comemoração
Para comemorar a data será realizado na terça-feira (16) um culto ecumênico, que ocorrerá às 10hs, na Igreja da Penitenciária de Pedrinhas. O culto contará com a presença de um coral formado com internos da unidade. Em seguida, será apresentado um balanço das atividades realizadas durante o primeiro ano de funcionamento do núcleo e as ações para este ano.

Comentários