PM e Bombeiros prepara esquema de segurança para jogo do Sampaio



A Polícia Militar preparou um esquema especial de segurança para garantir segurança durante a partida entre Sampaio Correa e Campinense (PB), no Estádio do Castelão, na quarta-feira (17). Serão 250 militares e 80 homens do Corpo de Bombeiros no trabalho. Além do policiamento a pé, motorizado, montado, a área conta com câmeras do sistema de videomonitoramento que acompanhará movimentação do local. As câmeras estão interligadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), instalado na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

Segundo o coordenador do policiamento no jogo, major José Jesse, o planejamento de segurança cobrirá toda a área externa e interna do estádio. “São esperadas uma media de 40 mil pessoas. Visando a segurança do torcedor, estaremos atentos a qualquer movimentação que coloque em risco a tranquilidade no local. Nenhuma área ficará sem o monitoramento dos policiais, até as áreas adjacentes estarão sob o olhar da polícia”.

O major José Jessé informou que é proibida a entrada de qualquer material explosivo ou artefato de fogos de artifício e sinalizadores. “Faremos uma barreira de contenção, onde a revista será obrigatória a todos que entrarem no estádio”, completou o oficial da PM. Ele esclareceu ainda que, caso algum torcedor seja abordado com algum material proibido será imediatamente notificado e, dependendo do tipo do material, pode ser até detido e conduzido a delegacia.

De acordo com o planejamento, na área externa policiais dos 1º, 8º, 9º, 6º e 13º BPM e policiais motorizados realizaram abordagem em todos os torcedores impedindo que objetos cortantes ou armas de fogo entrem dentro do estádio. Além da Polícia Militar, 10 viaturas do Grupo Tático Aéreo (GTA), permanecerão na parte externa do estádio, monitorando o acesso das pessoas ao estádio.

Já na área do gramado, segundo explicou o coordenador da operação, atuará uma tropa especializada, denominada de Pinças, que ficará atenta e impedirá qualquer invasão ou manifestação perigosa no local. Policiais do Esquadrão Especial de Canil e do Batalhão Choque estarão posicionados próximos aos árbitros, jogadores e nas estradas dos vestuários.

Em relação à segurança da delegação visitante, equipes da Companhia de Polícia Rodoviária (CpRv) farão o deslocamento do time da Paraíba até o local do jogo. As equipes da CpRV atuarão ainda em conjunto com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) que garantirá a fluidez do trânsito em avenidas de acesso ao estádio, como Av. dos Franceses, São Marçal, nos bairros da Jordoa, Ivar Saldanha, entre outros.

Comentários