Primeira turma de oficiais formada na APMGD comemora 20 anos de ingresso na Corporação



Emoção e descontração marcaram a solenidade que comemorou os 20 anos de ingresso da primeira turma de oficiais formada na Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias - APMGD. A turma foi composta por 41 cadetes oriundos da Policia Militar e Corpo de Bombeiros do Maranhão com o desmembramento das Corporações, a turma pioneira, denominada turma desembargadora Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa, foi reduzida a 29 cadetes, os quais foram declarados aspirantes oficial no dia 22 dezembro de 1995. Hoje a maioria dos alunos são oficiais superiores em suas Instituições e exercem funções de comandantes de grandes unidades com por exemplo na PM, o 3º BPM sediado na cidade Imperatriz, a Unidade de Serviço Comunitário – USC  e  o Batalhão de Choque, são comandadas por esses oficiais.

O evento aconteceu na manhã de terça-feira, 11, no auditório do Quartel do Comando Geral, no Calhau e contou com a participação da desembargadora Nelma Sarney, do professor da Uema, José Antônio Ribeiro de Carvalho; do primeiro comandante da APGMD, coronel Delary Cantanhede, do comandante do policiamento do Interior da PMMA, do coronel Evanildo Soares, na ocasião representando o comandante Geral da Corporação, coronel Franklin Pacheco, além de oficiais do alto escalão e os oficiais homenageados das duas Corporações.


“Não somos apenas a primeira turma do CFO do Maranhão, somos sim uma turma de desbravadores, pois conseguimos juntos com nossos, professores, instrutores e comandantes implantar a nossa Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, uma unidade de ensino que hoje é referência para as outras policiais do Brasil”. Disse o orador da turma major Jinkles.

Durante a cerimônia aconteceram várias homenagens retratadas por textos, fotos, músicas e principalmente as belas histórias da vida na caserna. O momento marcante foi a homenagem prestadas ao tenente coronel Alves, primeiro comandante do corpo de alunos da APMGD, ele foi lembrado pela disciplina, humanidade, companheirismo, caráter e principalmente formação pessoal.

O coronel Evanildo, parabenizou a turma em nome do Comando da Instituição e enfatizou a importância do ensino e do conhecimento para a formação do bom profissional “os senhores são a nossa na semente da moral ética e intelectual viva e sabemos que se a PMMA precisar vocês sempre estarão a disposição”. Finalizou o oficial.



Comentários