Sejap e SSP conversam sobre integração do sistema que fornece perfil dos detentos do Maranhão

Sejap e SSP conversam sobre integração do sistema que fornece perfil dos detentos do Maranhão Foto/Clayton Montelles


Foi realizada na tarde desta quinta-feira (18), na sede da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária, a apresentação do Sistema Integrado de Gestão Ocupacional (SIGO) que é utilizado pela Secretaria de Segurança e possibilita integrar e traçar das mais variadas formas o perfil do preso.

A iniciativa de integrar o sistema entre as secretarias partiu da Delegada Geral, Cristina Menezes, que explicou ao secretário Sebastião Uchôa, que o programa SIGO, utilizado há quatro anos pela SSP, dispõe de um módulo voltado aos encarcerados que já é totalmente pago, mas não é utilizado. “ Com o SIGO as informações são mais rápidas e precisas. A alimentação dos dados é atualizada no momento em que ocorre o fato.”, ressaltou.

De acordo com a Delegada Geral, o sistema possibilita não apenas a troca de informações em relação ao histórico do preso, mas um serviço de inteligência através dos dados disponíveis “A ligação das informações entre a SSP e a Sejap é fundamental para a segurança da sociedade e é justamente o que esse sistema permite, uma integração entre as secretarias.”,frisou a Delegada.

O sistema foi apresentado pelo Diretor Jorge Lapa, que através de exemplos de buscas fictícios mostrou como utilizar o programa. Características físicas, a vida carcerária do interno, os acompanhamentos das atividades realizadas e várias outras situações foram explicadas em detalhes aos presentes. O SIGO é ligado, também, á Justiça o que possibilitará a verificação em tempo real das questões judiciais dos internos.

“Caso, se firme a parceria para utilização do sistema, será necessário um treinamento para detalhamento e aprendizado do programa”, pontuou Jorge.

 Será feita uma analise e traçada uma logística para a realização da transição desse sistema para a Sejap. O secretário de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, revela que adquirir esse sistema trará uma economia enorme para o orçamento da Sejap e um programa mais completo e integrado com as informações da SSP “Teremos com certeza resultados ainda mais positivos e benéficos á sociedade”.

 Presentes durante a apresentação, o secretário adjunto de estabelecimentos, Fredson Maciel; o superintendente de controle e execução penal, Ronald Dias; Diretores das unidades prisionais da capital e equipe que integra o   Sistema Integrado de Gestão Ocupacional (SIGO).

Fonte: Ascom /Sejap

Comentários