Assaltantes de banco morrem após troca de tiros com policiais

 
Na madrugada de ontem (30), por volta das 2h45, quatro homens tentaram explodir os caixas eletrônicos do banco do Bradesco, da cidade de Formosa da Serra Negra, localizada na região centro-sul do Maranhão. A ação criminosa foi frustrada por policiais militares do município, houve troca de tiros e dois assaltantes foram baleados; os militares socorreram a dupla, que não resistiu e morreu quando chegou ao hospital.

De acordo com informações obtidas pelo Jornal Pequeno, Formosa da Serra Negra possui um contingente de oito policiais militares, cinco participaram da abordagem aos assaltantes e três se posicionaram nas saídas da cidade. No entanto, os dois assaltantes que foram atingidos pelos tiros conseguiram fugir, sem deixar pistas.


No interior da agência bancária, os policiais apreenderam três bananas de dinamite, que seriam usadas na explosão dos caixas eletrônicos; além de um pé-de-cabra, uma escopeta calibre 12, nove munições, duas lanternas, um colete a prova de balas, uma jaqueta preta, duas máscaras e duas motocicletas Honda Bros vermelhas, uma delas com placa de Grajaú. Segundo os militares, uma das motos teria sido tomada de assalto na MA-006, próximo a Grajaú sentido Formosa, quando o dono do veículo foi amarrado.

Conforme o capitão Jean Levi Cavalcante, capitão da PM de Grajaú, esta foi a terceira vez que esses assaltantes estiveram na cidade, sendo a última há menos de 15 dias.
Os corpos foram levados para o Hospital Geral e Grajaú (HGG), onde apenas um foi identificado, trata-se de Jorge da Silva Costa.

Após o confronto, cinco policiais, comandados pelo capitão Jean, foram para a cidade de Formosa da Serra Negra, a fim de reforçar a ação policial no município. A polícia, agora, está em busca da dupla que conseguiu fugir. (Por Wellington Rabello, com informações do blog “De Olho em Grajaú”)
O deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA) denunciou a falta de investimentos das companhias que atuam no sistema de telefonia móvel do país. O alerta foi dado durante a Audiência Pública ontem no Congresso Nacional para debater diretamente com as operadoras o aumento no número de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.

O último levantamento da Anatel aponta que houve um aumento de 35% no número de reclamações através de entidades em defesa dos direitos dos consumidores. Além disso, o debate dos parlamentares tratou sobre o compromisso das empresas de investir R$ 30,4 bilhões no setor até 2016 – conforme determinação do Governo Federal. Mas os números da Anatel mostram que as empresas investiram menos de 3% do valor desde o início do ano, contrariando o acordo.

“A telefonia móvel no Brasil está um verdadeiro caos. As empresas não investem, e o usuário paga muito caro por um serviço ineficiente. Enquanto não houver rigor nessa fiscalização pelas agências reguladoras o maior prejudicado continuará sendo o consumidor final”, protestou Carlos Brandão.

A justificativa apresentada pelos representantes das operadoras é a baixa quantidade de antenas instaladas. De acordo com os técnicos representantes das empresas, há mais de 250 leis que impedem a instalação de antenas essenciais ao aumento da rede. O acordo com a Anatel prevê que sejam colocadas pelo menos 10 mil antenas nas principais capitais até o próximo ano para solucionar o problema. Porém, não há um trabalho de acompanhamento direto sobre o processo de instalação das antenas aguardadas.

A audiência pública foi realizada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. Por sugestão de Brandão e outros parlamentares presente no evento, deverá ser instalado um grupo de trabalho para acompanhar a fiscalização permanente da Anatel junto às operadoras.

Comentários