Mais de 100 serviços já estão confimados para o Ação Global 2013


O Ação Global 2013 vai oferecer nesta edição mais de 100 serviços gratuitamente à comunidade. Mais de 2.500 voluntários e mais de 100 empresas parceiras já confirmaram participação para a realização de atendimentos. Promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MA) e Rede Globo de Televisão/TV Mirante, o evento será realizado dia 18 de maio, em São Luís, das 9h às 17h, na Cidade Universitária Campus do Bacanga.
O tema da 20ª edição será “Mulher”, mas os serviços serão destinados a todas as idades e gênero. Alguns deles ficarão disponíveis além do dia do mutirão. Outros serão realizados somente com a apresentação de documentos no dia do evento.
É o caso da inscrição para o casamento comunitário. Os casais interessados deverão levar para o Ação Global os seguintes documentos para habilitação: certidão de nascimento original, se solteiro; certidão de casamento com averbação do divórcio original, se divorciado; certidão de casamento com a comunicação do óbito ou certidão de óbito originais, se viúvo; além de comprovante de residência, documento de identidade e duas testemunhas munidas dos documentos pessoais. A celebração do casamento acontecerá posteriormente, em data a ser divulgada pelo Sesi e Corregedoria Geral de Justiça (CGJ).
Outro serviço que será realizado mediante a apresentação de documentos, é a emissão da carteira de trabalho, oferecido pela Superintendência Regional do Trabalho. Serão necessários: carteira de identidade, comprovante de residência e uma foto 3×4 para habilitação. No dia, serão emitidas 650 carteiras de trabalho, sendo 500 (1ª via) e 150 (2ª via).
Já para dar entrada no seguro-desemprego, os documentos solicitados são carteira de identidade, CPF, CTPS, termo de rescisão do contrato de trabalho, comprovante de pagamento do FGTS ou extrato analítico do FGTS, Requerimento do Seguro Desemprego e Comunicação de Dispensa. Cinquenta atendimentos serão realizados nessa área.
Uma novidade é a ampliação do serviço de emissão de carteiras de identidade para além do dia do mutirão. Pela capacidade da unidade móvel do Viva Cidadão, responsável pelos atendimentos, 100 carteiras de identidade serão emitidas no dia 18 de maio. No entanto, o caminhão ficará disponível na Cidade Universitária até o dia 23 para atender a comunidade. No total, 600 novas carteiras de identidade serão emitidas, respeitando o limite de 100 por dia.
Os serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de recadastramento eleitoral biométrico, emissão de título (1ª e 2ª vias), revisão de informações, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais também funcionarão também até o dia 23 de maio. “As pessoas que ficarem na fila no dia 18, após os 100 primeiros atendimentos, serão inseridos na lista de reserva para atendimento nos próximos dias”, informou Rita Samara.
Também haverá serviços que precisarão ter as vagas preenchidas antes do dia18. Um exemplo é o desenvolvimento de oficinas para 60 pessoas na semana que antecede o mutirão, com o objetivo de torna-los agentes multiplicadores no Ação Global. O curso será antes, mas os certificados serão entregues no dia do mutirão.
Pelo Senai, também serão abertas matrículas para seis cursos de educação profissional que fazem parte do Programa Nacional de Competências Transversais da entidade que, assim como o Sesi, também integra o Sistema Fiema. Os cursos são de Empreendedorismo, Propriedade Intelectual, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Legislação Trabalhista e Tecnologia da Informação.
“O Ação Global muda a vida das pessoas, dá acesso a serviços fundamentais para o cidadão e comprovadamente altera para melhor a realidade de milhares de maranhenses e brasileiros que não tem tanta oportunidade na vida. É a contribuição do Sesi para melhorar a qualidade de vida das pessoas, da comunidade e do nosso estado”, disse Roseli Ramos, superintendente regional do Sesi.

Comentários