quarta-feira, 22 de maio de 2013

Pacientes do CAPs participam de curso no Parque Botânico da Vale



Respeito à natureza, reaproveitamento de resíduos, coleta seletiva, uso consciente de energia e outros temas estão sendo abordados em um curso de educação ambiental, que tem como público-alvo pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) Doutor Bacelar Viana, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O curso está sendo oferecido pela Vale, por meio do Parque Botânico, local onde estão acontecendo as aulas.

Dividido em quatro módulos, o curso reúne 40 pacientes do CAPS. Todos podem ter contato com a natureza por meio de atividades direcionadas, trilhas sensoriais e outras dinâmicas. As aulas acontecem toda quarta-feira e o último módulo será ministrado dia 29 deste mês.

“O curso faz parte da programação ambiental do Parque Botânico e ano passado era voltado para estudantes. Este ano, focamos em uma clientela distinta, que são pessoas portadoras de necessidades especiais”, explicou a educadora ambiental Gabriele Serra.

Os pacientes que estão participando das aulas são todos adultos e portadores de doenças mentais. “Esses pacientes foram selecionados no CAPS e estão em tratamento”, disse o terapeuta ocupacional do CAPS, Márcio Castelo Branco.

Ele explicou que iniciativas como essa são importantes, pois ajudam na ressocialização desses pacientes. “A sociedade ainda vê as pessoas com deficiência mental de forma preconceituosa e com cursos como esse podemos mostrar que eles podem, sim, viver em sociedade”, ressaltou o terapeuta.

Para Dalva Leite, uma das pacientes que está participando do curso, a oportunidade é de aprendizado. “Estou gostando muito, cada dia que a gente vem aprende mais sobre a natureza, preservação, aproveitar coisas que jogava fora. Além disso, tenho ensinado muita coisa para os parentes e amigos”, festejou ela, que está em tratamento no CAPS III há quatro meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.