POLICIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO PARA COMBATER POLUIÇÃO SONORA NO CENTRO DA CAPITAL


Uma ação conjunta da Superintendência da Polícia Civil da Capital (SPCC), delegacias do Meio Ambiente e Costumes e da Supervisão de Área Integradas de Segurança Pública (Saips-Oeste), foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (16), no intuito de combater a poluição sonora na Rua Grande, centro comercial de São Luis.
A operação, coordenada pelo delegado Joviano Furtado, supervisor do Saisp Oeste, mobilizou 24 policiais e peritos do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim). Durante os trabalhos, foram realizadas abordagens e vistorias com o decibelímetro, aparelho utilizado para medir os níveis de pressão sonora, em lojas comerciais da Rua Grande. Nenhum estabelecimento poderia emitir um volume superior a 85 decibéis, valor permitido para as propagandas comerciais.
De acordo com o delegado Joviano Furtado, apenas um estabelecimento comercial estava descumprindo o volume sonoro permitido. O gerente da loja foi encaminhado para delegacia do Meio Ambiente e foi autuado em flagrante por crime ambiental. Ele foi liberado após pagar fiança.
Ainda segundo o delegado, no mês de março, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), já havia sido assinado entre os lojistas e a Polícia Civil disciplinando este tipo de prática. No documento, os proprietários das lojas tiveram até este início deste mês para se adequar a norma.
“Recebemos muitas reclamações sobre poluição sonora na Rua Grande. Com esta ação percebemos que os proprietários estão respeitando as normas, e com isso a sociedade fica livre desta perturbação. Vamos agora deflagrar esta ação em outros bairros de São Luis”, afirmou o delegado Joviano Furtado.

Comentários