SEMUSC PROMOVE CURSO DE ARMAMENTO E TIRO PARA OS GUARDAS MUNICIPAIS

                                                                                                Foto : J.Roberto / Ascom Semusc
Secretário da Semusc Dr. Breno Galdino
A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC), dentro de sua política de qualificar mais seus profissionais, acaba de ofertar um importante Curso para os guardas municipais ludovicenses. Estamos falando do Curso de Armamento e Tiro, com carga horária de 65 horas, que num primeiro momento, vai beneficiar 24 guardas municipais. “É mais uma ação da SEMUSC visando uma maior capacitação profissional aos guardas municipais. Através do Curso, os GMs vão estar mais capacitados e qualificados para andar armados e, naturalmente, desempenhar suas atividades fins com maior segurança e destreza, como deseja a população ludovicense”, garante o Secretário municipal Breno Galdino. 

O Curso de Armamento e Tiro é o primeiro de uma série que vem por aí. A idéia é aumentar a quantidade de Cursos para os profissionais que fazem a Guarda Municipal de São Luís. O Curso terá duração de um mês. A prova será aplicada pela Polícia Federal, e tão logo saia o resultado, os guardas municipais aprovados estarão habilitados a usar arma de fogo. 

FORTALECER INSTITUIÇÃO – Para a diretora do Centro de Ensino e Capacitação da SEMUSC, Ana Bernardete Oliveira Costa, o Curso de Armamento e Tiro, que acontece de 20 de maio a 11 de junho, pela manhã, com carga horária de 65 horas – uma semana de aula teórica e duas semanas e meia de aulas práticas –, representa o fortalecimento da instituição, através da Capacitação, e a partir dele, os 24 guardas municipais/alunos estarão aptos para manuseio de arma de fogo. “Após o Curso teórico, nosso grande objetivo é que os GMs passem na prova do Departamento de Polícia Federal, que dará aos guardas municipais o porte de arma de fogo”, observa.

O Curso de Armamento e Tiro visa treinar os guardas municipais de São Luís, deixando-os aptos ao uso e manutenção de suas armas com segurança. E aprovados num teste final, de acordo com os preceitos da legislação aplicados na Polícia Federal, eles poderão ter acesso ao porte das armas da própria Guarda Municipal, bem como à aquisição de armamentos particulares e solicitação de porte, depois, dessas armas. Os guardas municipais aprovados no Curso estarão mais aptos a manusear armas de fogo e, certamente, vidas inocentes serão preservadas. Isto sem falar que o enfrentamento da criminalidade vai subir mais um nível.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – Para o guarda municipal Loureiro Araujo, o Curso de Armamento e Tiro é de grande importância não só para a GMSL, como também para a sociedade. “O guarda municipal estará muito mais preparado para trabalhar nas ruas e, obviamente, dar mais segurança aos ludovicenses. E para a Guarda Municipal é mais uma oportunidade de qualificação profissional que o prefeito Edivaldo Holanda Junior está proporcionando à instituição”.

Especialistas em Segurança Pública elogiam a iniciativa do Secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Breno Galdino. Isto demonstra a preocupação que o titular da SEMUSC tem para com a população ludovicense, e o compromisso de profissionalizar cada vez mais a Guarda Municipal de São Luís, através de Cursos deste nível.

Comentários