Moradores do Coroado conhecem ações a serem realizadas na região


A Prefeitura de São Luís esteve presente, na quinta feira (6), no Bairro do Coroado, durante reunião organizada pela comunidade para discutir a limpeza e cobertura das valas do bairro, o andamento da obra da Praça do Esporte e da Cultura e sobre a limpeza da tubulação de esgoto do Coroado e do Rio das Bicas.



O secretário de Projetos Especiais, Gustavo Marques, falou sobre o Programa Bacia do Bacanga, que visa à melhoria da qualidade de vida dos moradores daquela área. Na região, a Prefeitura já concluiu o Prolongamento do Canal do Coroado. No momento, está em andamento nesse mesmo trecho a obra da construção da Praça PEC.


O superintendente do Grupo Executivo de Acompanhamento do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac), da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Roberto Sousa, esclareceu que “a Semosp intensificará até julho a limpeza das valas de forma mecânica, com ações iniciando pelo Rio das Bicas para que se elimine a retenção causada pelo assoreamento do canal”. Ele também ressaltou que após a limpeza, para que as valas e canais cumpram sua função, a população precisa ajudar e contribuir não jogando lixo nesses pontos.

“A nova administração trabalha de forma transparente e participativa. Para isso está sempre com sua equipe alinhada, onde as secretarias cooperam entre si para que a população seja beneficiada”, disse Gustavo Marques. Até julho, a Prefeitura estará iniciando a pavimentação de vias do bairro, a limpeza dos canais do Coroado e do Rio das Bicas e a longo prazo os moradores serão beneficiados com a Praça PEC, o Hospital Jackson Lago e com o Parque Ambiental do Rio das Bicas, que vai trazer melhoria para toda região.

Cumprindo determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, outras ações estão sendo elaboradas para avançar na melhoria das redes de esgoto e drenagem para ampliar a capacidade hoje existente.

O encontro foi realizado na sede da rádio comunitária do Coroado. Estiveram presentes na reunião, além do secretário de Projetos Especiais, Gustavo Marques, o superintendente da Secretaria de Obras, Roberto Sousa, o vereador Armando Costa (PSDC) e diversas lideranças da área do Coroado e bairros vizinhos. A reunião foi presidida e organizada pelas lideranças comunitárias, Carlos Magno e João Dutra, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Associação de Moradores do Coroado e por João Flor, presidente da Associação de Moradores da Vila Natal.

Praça dos Esportes e da Cultura – A Praça PEC teve seu projeto executivo elaborado pelas secretarias de Projetos Especiais (Sempe), Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) e o Instituto da Cidade (Incid). Vem sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura e o governo federal, por meio da Caixa Econômica Federal, que financiou R$ 3.437.441,57, deixando para a Prefeitura uma contrapartida de R$ 1.084.997,84.

O espaço que prevê a implantação de um Centro Cultural com auditório/cine-teatro para 120 lugares, salas de exposições, espaço para cursos e um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Também estão previstos quadra poliesportiva coberta, pista de skate, playground e área para jogos de tabuleiro, além de canteiros ajardinados.

A praça é um equipamento público, estruturado em um programa idealizado por meio dos Ministérios da Cultura, Esportes, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça e Trabalho e Emprego. 

Tem o objetivo de integrar em um mesmo espaço atividades culturais, práticas esportivas e lazer, capacitação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, política de prevenção à violência e inclusão digital.

Canal do Coroado – A construção da Praça PEC do Coroado faz parte da etapa de urbanização do Canal do Coroado, que já teve seu prolongamento concluído pelo Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, programa da Prefeitura, financiado pelo Banco Mundial (Bird).

Tem como característica ser um canal retangular de concreto, fechado, com seis metros de largura, dois metros de profundidade e 354,02 metros de comprimento, correspondente ao trecho localizado entre a Avenida Almeida Garret, atravessando a Avenida dos Africanos, sendo lançado no Rio das Bicas.

Comentários