Governo do Estado e Codevasf firmam parceria

Para possibilitar que pequenos e médios agricultores maranhenses tenham acesso as novas tecnologias e produzam com mais regularidade, foi assinado na tarde desta terça-feira (16), o primeiro convênio entre o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), e a 8ª Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf). A parceria prevê a aquisição de 337 kits de irrigação por aspersão para áreas de dois hectares.

O convênio foi assinado pelos secretários Cláudio Azevedo (Sagrima), João Guilherme Abreu (chefe da Casa Civil) e pelo superintendente da Codevasf no Maranhão, João Batista Martins. O secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Fernando Fialho, também esteve presente no ato de assinatura do documento.

Cláudio Azevedo ressaltou que a parceria com a Codevasf vai possibilitar mais segurança para que os agricultores produzam mais, sem depender apenas das chuvas. “O Maranhão está enfrentando estiagem desde o ano passado porque as chuvas não são suficientes. Esses kits de irrigação serão implantados nos municípios de atuação da Codevasf, beneficiando produtores de frutas e hortaliças”, explicou o secretário Cláudio Azevedo.

Com a implantação dos sistemas de irrigação, a secretaria estadual objetiva aumentar a produção, já que esse sistema permite produzir com mais regularidade durante todo o ano e não só no período das chuvas.

Os recursos do convênio são de R$ 7.246.000,00, com uma contrapartida de R$ 382.000,00 do governo estadual. Os recursos serão repassados à Sagrima, que fará a licitação dos equipamentos.

Para o chefe da Casa Civil, João Guilherme Abreu, essa parceria entre os Governos Federal e Estadual é de extrema importância para a população maranhense. “São kits de irrigação que irão possibilitar o aumento da produção de pequenos e médios agricultores”, ressaltou ele.

Comentários