GUARDAS MUNICIPAIS SÃO PREPARADOS PARA COMBATER O CRACK


                                                                                                          Foto: J. Roberto
Com a presença do Secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Breno Galdino de Araújo, do comandante da Guarda Municipal de São Luís (GMSL), George Bezerra, e convidados especiais, foi realizada na manhã de hoje (30), no auditório do Comando Geral da PMMA, no Calhau, a solenidade de encerramento dos cursos do “Programa Crack, é possível vencer”, que contemplou dezenas de guardas municipais, que se reapresentam na GMSL nesta quarta-feira (31).

Nesse trabalho conjunto com o Exército – co-responsável pela elaboração do projeto, SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e Secretaria de Estado de Segurança Pública, a Guarda Municipal de São Luís disponibilizou 40 homens que ficarão à disposição do Programa, que contará com duas bases móveis. Uma sob controle da SEMUSC e outra à disposição da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS) e as Polícias do Estado, a SEMUSC se prepara para um efetivo combate aos usuários de drogas e, em especial, aos traficantes. Os recursos para esse trabalho de grande alcance social estão garantidos.

“É uma atividade da Prefeitura de São Luís. O prefeito Edivaldo Holanda tem dado todo apoio à SEMUSC para desenvolver suas atividades e atender à demanda. É uma prioridade do Governo Municipal, dentro de um projeto desta envergadura, melhorar três focos importantes: a Segurança, Saúde, Assistência Social e Educação – esta última intimamente ligada a esse processo”, lembra o Secretário Breno Galdino.
                                                                                                        Foto: J. Roberto


BASES AVANÇADAS – Inicialmente serão instaladas duas bases avançadas. Uma das bases – dotada de câmeras com videomonitoramento – ficará na área do Centro Histórico de São Luís (Reviver), e será gerenciado pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania. E outra base ficará no Bairro João Paulo, e será capitaneada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. A base do Reviver, juntamente com câmeras já existentes, contribuirá para uma maior eficácia do Sistema de Videomonitoramento do Município naquele perímetro e áreas adjacentes.

“É um trabalho conjunto, que envolve diversos órgãos públicos, focado no resgate de grande número de usuários de drogas existente naquelas duas áreas da Capital maranhense, buscando tratamento para eles. O usuário de drogas hoje é uma questão de Saúde Pública, e não apenas de Segurança Pública”, destaca o Secretário Breno Galdino.

TREINAMENTO – A SEMUSC se prepara para novos tempos. Depois de treinar os guardas municipais, o órgão, agora, aguarda a presença de representantes da 
Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça, para  celebração formal de acordo, previsto para início de agosto. 

A partir da celebração serão estipulados os prazos para entrega das bases móveis e também de câmeras, motocicletas, veículos e materiais de uso da própria Guarda Municipal de São Luís para a proteção e defesa (armas menos letais), como os sprays, os disparadores para armas menos letais. 

Serão empregados neste trabalho, dois carros, duas motos, 50 armas de condutividade elétrica, 150 espargidores de pimenta, 01 base móvel e um sistema de videomonitoramento (câmeras). “Com isso, a gente vai engrandecer o trabalho da GMSL, que terá como foco principal a retirada de usuários de drogas das áreas do Centro Histórico e do Bairro do João Paulo, e o tratamento deles. 
                                                                                                        Foto: J. Roberto

É uma grande parceria que estamos fazendo com a SENASP e com a Secretaria de Segurança do Estado, trabalhando numa mesma língua no sentido de combater o crack, com todas as forças possíveis, além de dar uma resposta à altura da expansão da droga naquelas duas regiões de São Luís, dando uma resposta à sociedade no tocante a uma destinação correta a esses usuários”, finaliza o Secretário Breno Galdino.


( BOX )
PROGRAMA ARTICULADO NA LUTA CONTRA AS DROGAS
O “Programa Crack, é possível vencer” é um programa articulado entre os Governos  Federal, Estadual e Municipal. A Prefeitura de São Luís, por exemplo, através da Superintendência de Inteligência da SEMUSC, vai trabalhar especialmente na área do Centro Histórico.

 Lá serão instalados 19 pontos de videomonitoramento, além de uma Central móvel de monitoramento, que é composto por quatro câmeras fora do ônibus, além de uma câmera telescópica que pode ver imagens de carros e pessoas até 500 metros.

A Superintendência de Inteligência da SEMUSC lembra que as Ações são articuladas também com as áreas da Saúde e da Assistência Social. O Município vai trabalhar na área central da cidade com dois veículos, duas motocicletas, 50 armas de condutividade elétrica, 150 espargidores de pimenta. Para intensificar suas atividades, parte da Guarda Municipal de São Luís estava recebendo capacitação, juntamente com policiais militares e bombeiros militares maranhense.

 O objetivo é fazer com que a Guarda Municipal trabalhe em conjunto com as duas Corporações. É um esforço conjunto de todas as esferas para combater o Crack, principalmente na área do Centro Histórico. O grande diferencial nesse programa é a integração das áreas de Segurança, Saúde e Assistência Social”, finaliza Ramos Junior.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

Comentários