terça-feira, 2 de julho de 2013

Prefeito Edivaldo autoriza obra para pavimentação de 482 ruas na região do Coroadinho

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior assinou ordem de serviço para a pavimentação de 482 vias na região do Polo Coroadinho. A solenidade que oficializou o início das obras de asfaltamento aconteceu na manhã desta segunda-feira (1º), na Vila Natal, em um ato bastante concorrido que contou com a participação da população, lideranças comunitárias e a classe política.
“A assinatura da ordem de serviço que se dá aqui para a pavimentação de ruas e avenidas nessa região é o marco inicial de grandes obras que vamos realizar na cidade”, garantiu o prefeito Edivaldo. Nos bairros, serão realizados serviços de terraplanagem, drenagem superficial e profunda, meio-fio, sarjetas e calçadas, pavimentação e sinalização das vias, beneficiando milhares de famílias moradoras da região. Serão R$ 36 milhões em recursos do FGTS, através do Programa Pró-Transporte (PAC Pavimentação), para a execução das ações em 482 vias na região da Bacia do Bacanga, totalizando 62 km de extensão.
Assinatura_Ordem_Serviço_Bairros_Parque Timbira_Coroadinho_010713_ Foto Honório Moreira. 6843
Prefeito Edivaldo Holanda Jr. assina ordem de serviço para asfaltamento de ruas
No pronunciamento feito no canteiro de obras aos moradores e lideranças populares presentes, o prefeito agradeceu a ajuda da presidente Dilma Rousseff e ressaltou que as intervenções fazem parte de um programa amplo e abrangente de revitalização em dezenas de bairros da área.
“Hoje é um dia de muita importância. Começamos a nossa gestão com muitas dificuldades, mas felizmente, depois de superados alguns obstáculos, agora damos um ritmo de ações que vão proporcionar um salto de qualidade na infraestrutura da nossa capital. Nós vamos fiscalizar de perto os trabalhos a fim de garantir uma obra de qualidade que beneficie, sobretudo, a população”, garantiu Edivaldo Holanda Júnior, ao frisar que, na Vila Natal, onde começarão as obras, 22 ruas serão pavimentadas em um prazo de 30 dias. O prefeito destacou ainda que este é o pontapé inicial do plano de ação para os próximos 12 meses nos diversos setores, a ser anunciado na próxima semana.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, José Silveira, informou que as obras chegarão primeiramente na Vila Natal, Coroadinho, Bom Jesus, Pindorama, Parque Timbira, Bom Jesus, São Sebastião, Vila Conceição, Vila Embratel, Sá Viana, Paraíso, entre outros, seguindo um cronograma estabelecido pela Semosp.
“As ruas com menos de 5 metros receberão bloquetes. Isso se deve ao fato de não haver espaço suficiente para as máquinas de pavimentação. O fator positivo neste tipo de trabalho é que centenas de emprego serão gerados, haja vista que é feito de forma manual. As demais vias receberão asfalto e, aquelas que já existem a camada asfáltica, utilizaremos o tapa-buraco. Não ficará uma rua descoberta”, explicou Silveira.
Moradora do Bom Jesus há 32 anos, Roseana Figueiredo ficou feliz ao tomar conhecimento de que seu bairro será um dos contemplados pelo maior programa de pavimentação já executado na localidade em que reside. “Minha rua não é asfaltada e agora vai ser bem melhor”, declarou ela, que acompanhou todo o decorrer do evento, mesmo com a forte chuva que caiu durante toda a manhã.
APOIO DA CLASSE POLÍTICA
A classe política marcou presença em grande número no ato. Uma comitiva formada por vereadores, deputados e lideranças, além do secretariado e equipe de governo, saiu em caravana do Palácio La Ravardière, na companhia do prefeito, até o local da assinatura da ordem de serviço, na Vila Natal.
Todos se revezaram em elogiar a iniciativa da Prefeitura em promover tais obras numa região formada, na sua maior parte, por pessoas carentes que, por sua vez, necessitam de atenção maior do poder público. Para a vereadora Rose Sales (PCdoB), as ações vão melhorar o tráfego de veículos bem como o atendimento por serviços urbanos, como transporte coletivo, limpeza pública e socorro médico.
“Dizer da minha alegria em ver o Coroadinho receber essas melhorias. São Luís constrói um novo caminho com essa administração”, asseverou a comunista. O vereador Estevão Aragão (PPS) observou no seu discurso que o prefeito Edivaldo Holanda está tendo coragem para enfrentar os problemas de São Luís, herdados ao longo dos anos.
Líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Honorato Fernandes (PT) seguiu a mesma linha na sua fala e enfatizou que as obras que começam a se disseminar no município “renovam a esperança de dias melhores e reafirma o compromisso de mudança”.
Representando a bancada de apoio ao governo federal no Congresso, o deputado federal Weverton Rocha (PDT) salientou que em apenas seis meses de governo, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e sua equipe organizou a estrutura administrativa. O parlamentar frisou que nesse ínterim medidas importantes foram tomadas no intuito de preparar investimentos necessários para a cidade. “Isso que está sendo feito aqui é uma demanda histórica, não é algo fácil, contudo em pouco mais de 180 dias o prefeito Edivaldo já consegue superar dificuldades, ao mesmo tempo em que promove melhorias significativas na vida dos moradores”, ressaltou o parlamentar.
Avaliação reforçada também pelos deputados Rubens Júnior (PCdoB), Marcelo Tavares (PSB), Bira do Pindaré (PT) e Simplício Araújo (PPS). Eles destacaram que a população começa a vivenciar os primeiros avanços. “Daremos todo o apoio que for possível ao Edivaldo, engajados em um pacto a favor de São Luís”, afirmou o vice-líder da Minoria na Câmara, deputado federal Simplício.
Também prestigiaram a solenidade o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Maranhão, Julião Amin e o engenheiro Ribamar Carvalho, representando a empresa Hytec, executora dos serviços. A Câmara Municipal foi representada ainda pelos vereadores Armando Costa (PSDC) e Manoel Rêgo (PT do B).
PARCERIA GOVERNO FEDERAL
As ações integram contrato de financiamento assinado na gestão anterior com a Caixa Econômica Federal. O projeto que faz parte do Programa de Recuperação Ambiental e melhoria da Qualidade de Vida do Banco Mundial, com contrapartida da Prefeitura, inclui serviços de terraplenagem, drenagem superficial e profunda (onde for necessária), construção de passeios com meio fio, sarjeta e calçadas; pavimentação em asfalto e blocos de concreto intertravados, sinalização vertical e horizontal.
A pavimentação será realizada por pavers [blocos de concreto intertravados], que são peças pré-moldadas de concreto destinadas à pavimentação intertravada, amplamente utilizados para praças, ruas e avenidas, pela alta resistência, versatilidade arquitetônica e grande durabilidade. O concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) é composto por areia, brita e um ligante obtido da destilação fracionada do petróleo. Este tipo de revestimento asfáltico é utilizado em vias urbanas de diversas metrópoles brasileiras e garante a durabilidade e qualidade do asfalto por mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.