Regional de Presidente Dutra classifica 18 equipes para próxima fase dos JEMs


As disputas da Etapa Regional de Presidente Dutra dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), competição promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), chegaram ao fim nesta quarta-feira (17). 

Ao todo, 18 equipes se classificaram para a Etapa Inter-regional dos JEMs, que será realizada a partir de agosto em São Luís, apenas com os vencedores de cada uma das seis regionais que estão sendo realizadas durante o mês de julho.

A etapa de Presidente Dutra foi a terceira das seis regionais programadas para ocorrerem durante este mês. As disputas começaram no último dia 12 nas seguintes modalidades: basquete, beach soccer, futebol de campo, futsal, handebol e vôlei.

No basquete, a Escola Leda Tajra (Buriti Bravo) dominou a competição e garantiu a vaga para a próxima fase nas categorias Infantil Masculino e Infanto Masculino e Feminino. Já no beach soccer, foram realizadas disputas somente pelo masculino. 

No Infantil, o Colégio Rui Barbosa (Presidente Dutra) sagrou-se campeão, enquanto que, no Infanto, o título ficou com o Colégio Astolfo Seabra (Tuntum).Calendário das etapas regionais

De 21 a 28 de julho: disputas em Imperatriz e em Santa Inês

Nas disputas do futebol de campo, os colégios Tereza de Oliveira (Presidente Dutra) e Horácio Andrade (São Domingos) se classificaram para a próxima fase dos JEMs ao conquistarem, respectivamente, os títulos, nas categorias Infantil e Infanto.
Quem também teve motivos de sobra para comemorar na Etapa Regional de Presidente Dutra, foram os colégios Enoc Vieira (Barra do Corda), Joana Lima (Presidente Dutra), José Pinheiro  (Tuntum) e CNEC (Pedreiras). Estas instituições foram as campeãs no futsal, nas categorias Infantil Feminino e Masculino e Infanto Feminino e Masculino.


Outros classificados
No handebol, as vagas para a Etapa Inter-regional ficaram com os seguintes colégios: Menino Jesus (Buriti Bravo), no Infantil Feminino; Leda Tajra (Buriti Bravo), no Infantil Masculino; e com o Colégio Guimarães, no Infanto Feminino.

Já nas disputas do vôlei, as equipes da cidade de Barra do Corda foram superiores e ficaram com três das quatro vagas para a Etapa Inter-regional: o Colégio Diocesano (Barra do Corda) venceu o Infantil e o Infanto Feminino, enquanto que o IFMA (Barra do Corda) foi campeão no Infanto Masculino. No Infantil Masculino, o título ficou com a Escola Paroquial Santa Giana Beretta (Tuntum).

Regionais
No início de julho, as disputas regionais ocorreram nas cidades de Barreirinhas e São João dos Patos, onde os campeões de cada modalidade se classificaram para a Etapa Inter-regional, que será realizada em São Luís a partir de agosto. Esta próxima fase dos JEMs irá definir os últimos classificados para a Etapa Estadual.

Após a realização da Etapa Metropolitana no mês de junho, apenas com a participação de instituições de ensino de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, as disputas dos JEMs ganham caráter regionalizado. 

Ao todo, a Sedel a segunda etapa dos JEMs conta com as disputas regionais em seis cidades-sedes durante todo o mês de julho. Além de Barreirinhas, São João dos Patos, Caxias e Presidente Dutra que já sediaram a Etapa Regional, os municípios de Imperatriz e Santa Inês também serão sedes desta fase dos JEMs entre os dias 21 e 28.

No site da Sedel está a lista atualizada de todas as instituições de ensino garantidas na Etapa Estadual dos Jogos Escolares, assim como todos os boletins oficiais de cada etapa dos JEMs. O endereço é o www.esporteelazer.ma.gov.br.

Em 2013, a Sedel irá homenagear dois ícones do esporte maranhense: Rubem Goulart e Ronald Carvalho. As duas personalidades darão os nomes aos troféus desta edição do JEMs na categorias Infantil (de 12 a 14 anos) e Infanto (de 15 a 17 anos).

Fórmula de disputa
Pelo terceiro ano seguido, os JEMs estão sendo disputados em quatro etapas: Metropolitana/Municipal, Regional, Inter-regional e Estadual. A primeira delas foi realizada em maio. Com esta fórmula de disputa, a intenção da Sedel foi de interiorizar as disputas dos Jogos Escolares aumentando o tempo da competição ao longo do ano.

Após a realização da etapa Metropolitana/Municipal serão realizadas outras duas seletivas, que corresponderão às etapas Regional e Inter-regional, para que sejam definidas as equipes classificadas para a Etapa Estadual dos JEMs, que tradicionalmente é realizada em São Luís em dois períodos do ano.

O primeiro período da Etapa Estadual ocorrerá entre os dias 3 e 17 de agosto com as disputas finais da categoria Infantil (de 12 a 14 anos). Nesta mesma época, a Sedel também irá promover a Paralimpíada Escolar. Já as finais dos JEMs da categoria Infanto (de 15 a 17 anos) estão marcadas para ocorrer entre 18 de setembro e 4 de outubro.

Vale destacar que os campeões dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) serão os representantes do Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude, principal evento escolar do país. Neste ano, as disputas das categorias Infantil e Infanto serão realizadas, respectivamente, nas cidades de Natal/RN e Belém/PA.


Comentários