Seduc e Gespública promovem capacitação para diagnóstico de gestão das escolas

Com o objetivo de aperfeiçoar e efetividade na prestação de serviços à população maranhense, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Núcleo da Excelência Pública no Maranhão (NEP-MA), realizou, nesta quarta-feira (31), no auditório da Seduc, a segunda etapa do treinamento para utilização da ferramenta Avalia.com, no diagnóstico de gestão das escolas da rede estadual.

A capacitação integra uma série de ações previstas a partir do acordo, firmado em junho deste ano, entre a Seduc e o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), visando a implantação de melhores práticas de gestão a todos os setores burocráticos da Seduc.

A formação foi coordenada pelo Superintendente de Planejamento, Sofiane Labidi e contou com a participação dos consultores do NEP Luís Gustavo Santos de Araújo e Gontran Vieira Brito.  Ao todo, participaram 30 técnicos e gestores da Seduc, designados para a realização da coleta de dados nas escolas.

A capacitação permitirá aos servidores realizar a aplicação dos questionários da ferramenta Avalia.com nas 150 escolas de São Luís que se cadastraram junto ao NEP para participar do programa de desburocratização e eficiência de gestão. Os dados coletados subsidiarão relatórios e futuras ações nas escolas.

Segundo o Superintendente de Planejamento da Seduc, prof. Sofiane Labidi, a meta é que os técnicos capacitados visitem, no mês de agosto, todas as 150 escolas cadastradas.

 O consultor Gontran Vieira Brito explicou a metodologia de trabalho das equipes. "Cada visita será realizada por uma equipe de dois técnicos da Seduc. Eles aplicarão um questionário de auto-avaliação aos gestores escolares, e, na sequência, realizarão um mapeamento das ações de gestão da escola. O cruzamento de dados por meio do Avalia.com diagnosticará as ações já desenvolvidas, bem como a necessidade de implantação de outras técnicas".

Homologação do NEP
O Núcleo do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) no Maranhão foi homologado pela Resolução n 02, de 27 de março de 2006, do MPOG. O programa objetiva eliminar o déficit institucional; promover a governança e a eficiência visando os resultados da ação pública; assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental; além de promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética.

Entre as ações que são realizadas, destacam-se as mobilizações e suporte técnico a órgãos e entidades para a melhoria da gestão e do atendimento e a desburocratização e simplificação de procedimentos e normas; o desenvolvimento de modelo de excelência em gestão pública para áreas específicas, bem como a capacitação e orientação e estabelecimento de ciclos contínuos de avaliação e melhoria da gestão pública nas organizações.

Comentários