quinta-feira, 25 de julho de 2013

Segep inaugura central de atendimento para servidor do Estado


A Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep) inaugurou a Central de Atendimento Telefônico da Ouvidoria do Servidor do Estado. A partir de agora, por meio do número 0800-033-7588, os funcionários públicos estaduais poderão apresentar demandas como reclamações, críticas, sugestões, elogios e obterem informações, relacionadas ao Governo do Estado.

A inauguração ocorreu na terça-feira (23), com as presenças do subsecretario da Segep, Marcos Fernando Jacinto; secretárias adjuntas Graça Cutrim e Graça Jansen; e a ouvidora Patrícia Camacho.

A Ouvidoria do Servidor já atende servidores estaduais desde setembro de 2012, por meio de um Sistema de Gerenciamento de Manifestações, via Web, disponibilizado no site da Segep (www.segep.ma.gov.br).

Em uma segunda fase de seu trabalho, a Ouvidoria criará rede de apoio, com representantes em cada secretaria e órgão do Estado, o que viabiliza o tratamento das demandas registradas no sistema. O atendimento telefônico será disponibilizado das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, gratuitamente, podendo receber ligações de aparelhos fixos e móveis (celulares) de todo o Maranhão.

A Ouvidoria é um canal de comunicação permanente entre a administração e o servidor público. É um serviço que não substitui os canais tradicionais de atendimento, responsáveis pela primeira orientação ou resposta a pedidos, reclamações e solicitações de informações.

 Deve ser acionada em segunda instância, quando o servidor tiver casos de denúncias. Tem, também, o papel de mediar conflitos, pautada em fatos, à luz do princípio da igualdade, que possibilitem efetuar recomendações que agreguem valor ao servidor, à organização e à sociedade.

Para a ouvidora Patrícia Camacho, a ouvidoria é uma ferramenta de controle social e instrumentos de gestão. “Permite gerar indicadores para aferir nível de qualidade, satisfação e clima organizacional das instituições que fazem uso deste instrumento”.      

O subsecretario da Segep, Marcos Fernando Jacinto, ressaltou a importância da integração da Ouvidoria com as demais Secretarias do Estado. "O mais importante é o processo de retorno e solução das reclamações e sugestões enviadas pelos canais da Ouvidoria, que vão identificar oportunidades de melhoria, permitindo o aprimoramento contínuo da gestão pública".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.