Sejap divulga programação da Semana do Encarcerado

                                                                                                        Foto: J. Roberto

A “Importância da assistência jurídica no processo de reinserção social” será o tema da 14ª Semana do Encarcerado, a ser realizada de 13 a 26 de agosto, em São Luís; e de 2 e 22 de setembro nas unidades prisionais do interior do estado. A programação do evento foi divulgada nesta terça-feira (30), pela Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), através da Secretaria-adjunta de Justiça, durante reunião de diretores das unidades prisionais e coordenadores das Assistências à Saúde, Educação, Trabalho e Renda, Religiosa, Jurídica e Social, realizada no auditório da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

   A abertura da semana está programada para o dia 13 de agosto, às 8h30, no    auditório da Casa Civil, e contará com a participação de representantes do Tribunal de Justiça, 1ª e 2ª Varas de Execuções Penais, Defensoria Pública Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA), Ministério Público Estadual, Universidade Federal do Maranhão, Secretarias do Trabalho e Economia Solidária e de Segurança Pública.

Na ocasião, haverá apresentações dos corais do Centro de Detenção Provisória (CDP) e do Presídio Feminino, além de exposições de quadros e peças artesanais produzidas pelos internos.

Após a solenidade de abertura, a programação terá continuidade nas unidades penais com atividades de lazer, esporte, saúde, assistência social e jurídica, cadastramento no Sistema Nacional de Emprego (Sine), realização de cultos ecumênicos e aconselhamentos religiosos.

   De acordo com o secretário-adjunto de Justiça, Ribamar Cardoso o evento irá propor ações concretas voltadas para a ressocialização. "Vamos realizar esta Semana não somente com palestras, mas principalmente, apresentando propostas que possam concretamente promover o resgate, a dignidade e a valorização do interno".

O secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, afirmou que o compromisso da secretaria é com a ressocialização dos encarcerados. Para isso, ele considera importante que diretores de unidades e coordenadores de assistências trabalhem juntos.  

Comentários