Serviço de Inteligência da Sejap descobre túnel escavado por presos da CCPJ de Caxias


Por Alan Jorge

O Serviço de Inteligência da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) descobriu, na madrugada de segunda-feira, 29, um túnel de 1m,5 escavado por presos da Central de Custódia Preso de Justiça (CCPJ) de Caxias. O buraco, feito por detentos da cela 2 (bloco b) daquele estabelecimento, resultaria na fuga de todos os 11 internos daquela cela.

O túnel, que já dava acesso para a parte externa do estabelecimento prisional, foi descoberto mediante ação preventiva e corretiva da unidade. O diretor da CCPJ de Caxias, Joaquim Benedito da Silva, disse que a tentativa de fuga dos internos só foi frustrada devido às rondas noturnas realizadas no local. “Os agentes faziam a ronda e perceberam um barulho estranho vindo do bloco b e foram averiguar. Lá se depararam com a tentativa de fuga mediante o túnel”, contou ele.


Após a descoberta do túnel, os presos foram retirados da cela e a Polícia Militar foi acionada para dar apoio ao policiamento externo. Na ocasião, foi realizada uma revista onde foram encontrados materiais usados para a escavação, ferros enferrujados e colheres cheias de terra.

Com um total de 179 presos, a unidade possui 14 celas, sendo 7 no bloco A e 7 no B. O Serviço de Inteligência da Sejap planeja todas as ações de segurança preventiva e ostensiva do órgão. Para reforçar a política de segurança, a Sejap criou o grupo de Rondas Ostensivas Penitenciárias (Rope).   



Comentários