segunda-feira, 29 de julho de 2013

SES e parceiros promovem mutirões de cataratas na Baixada Maranhense

Os moradores dos municípios de Viana, Matinha, Penalva e Olinda Nova –localizados na Baixada – serão beneficiados nesta terça (30) e quarta-feira (31) com as ações do mutirão de catarata e glaucoma. O programa é realizado em parceria do Ministério da Saúde com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e tem como objetivo facilitar o acesso da população ao tratamento oftalmológico.

“Esse é um dos setores que têm demanda reprimida muito grande na rede pública. Então, essa ação vai reduzir a procura nas unidades especializadas”, justifica o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad. 

Catarata é a denominação dada a qualquer opacidade do cristalino. O cristalino é a lente natural que há dentro do olho. É a maior causa de cegueira tratável nos países em desenvolvimento e seu único tratamento é cirúrgico.

As triagens e cirurgias acontecem nesta terça-feira (30) nos municípios de Viana e Matinha. Na quarta-feira (31) serão realizadas em Penalva e Olinda Nova. Desde o início do programa, em abril, já foram realizadas 8.428 consultas, 1.854 cirurgias de cataratas e 123 de pterígios em 65 municípios maranhenses.

No Brasil temos aproximadamente 1.5 milhões de cegos por catarata e são realizadas em torno de 350 mil cirurgias de catarata por ano. As queixas mais freqüentes dos pacientes com catarata são: diminuição da acuidade visual, sensação de visão “nublada ou enevoada”, sensibilidade maior à luz, alteração da visão de cores, mudança freqüente dos óculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.