Alunos da rede estadual vão representar o Maranhão no Parlamento Jovem Brasileiro 2013


Três alunos da rede estadual foram selecionados para participar do programa Parlamento Jovem Brasileiro 2013, na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 22 a 27 de setembro. São eles: João Pedro Coelho de Sousa Oliveira, do Centro de Ensino Epitácio Cafeteira, localizado no município de Paraibano; Kauíza Acácia de Oliveira Lisboa e Ítalo Talles Silva, do Centro de Ensino Cidade de São Luís.

O Parlamento Jovem Brasileiro é uma iniciativa da Câmara dos Deputados, em parceria com as secretarias de educação. O objetivo é possibilitar a alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

Este ano, o Parlamento Jovem Brasileiro completa 10 anos, ampliando as noções de política e cidadania aos jovens do Brasil. Nesta edição, foram selecionados 78 estudantes do ensino médio de todo o Brasil, dos 1.631 inscritos na 1ª fase.

Os alunos irão vivenciar o dia a dia dos deputados federais e o processo legislativo. Durante os dias do Parlamento Jovem, deputados federais vão ceder seus lugares para que os jovens apresentem, discutam e votem os projetos que elaboraram. Posteriormente, os projetos podem ser escolhidos por um dos parlamentares para serem apresentados como projeto de lei na Câmara Federal.

Oportunidade
No Maranhão, foram inscritos 14 projetos, dos quais oito foram enviados para o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), em Brasília, que selecionou os três representantes. O número de parlamentares jovens por estado e pelo Distrito Federal é proporcional à bancada de cada unidade da federação na Câmara dos Deputados.

“É uma ótima oportunidade que irá colaborar para a formação estudantil dos participantes. Nossos alunos poderão ampliar seus horizontes e servir de exemplo aos outros estudantes, tendo contato com pessoas de todos os lugares do Brasil”, destacou a coordenadora estadual do Parlamento Jovem Brasileiro, Négile Dornelles.

Segundo Maria Lúcia Carneiro, gestora-adjunta do CE Cidade de São Luís, que teve dois alunos selecionados para o PJB, “A escolha dos alunos é reflexo do esforço da comunidade escolar no sentido de proporcionar uma educação de qualidade, voltada à cidadania”. É a 3ª vez que a escola tem alunos selecionados para o Parlamento Jovem.

Entre os selecionados, Kauíza Lisboa, disse viver uma boa expectativa. “Estou buscando me aprimorar nos conhecimentos sobre o parlamento e sobre meu projeto, além de melhorar a oratória”. 


Outro selecionado, Ítalo Talles Silva, também aluno do CE Cidade de São Luís, busca em sua participação, defender a inclusão das pessoas com deficiência. “O meu projeto visa garantir que toda escola possua profissionais de educação física, capacitados a lidar com alunos com deficiência”. Ele explica que a ideia surgiu do convívio com os amigos em sala. “Sempre percebi que durante as aulas de esporte, os alunos com deficiência eram excluídos do processo. É para acabar com essa realidade que quero meu projeto aprovado”.

Comentários