Emap promove Semana do Voluntariado no Cujupe, Vila Embratel e Porto Grande

Os usuários do Terminal de Passageiros do Cujupe, no município de Alcântara, um dos principais pontos de partida e chegada aos municípios da Baixada Maranhense,  contaram com serviços diferenciados nesta terça-feira (27). Em parceria com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que administra essas estruturas, a equipe do Programa Viva Cidadão colocou à disposição a retirada de Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho e de Identidade.
Paralelamente, os voluntários da área jurídica e de saúde da Emap, prestaram orientações envolvendo temas como Direito do Consumidor, Trabalhista e Civil, e também sobre doenças sexualmente transmissíveis. A ação integra a Semana de Voluntariado da Emap, que começo na segunda-feira (26) e segue até está quinta-feira (29).
Além dos passageiros dos ferryboats, as comunidades do entorno do Terminal do Cujupe também foram contempladas com os serviços. Para Nildilene Costa, moradora da comunidade São Raimundo, o dia foi bastante produtivo. Ela conseguiu tirar a Carteira de Identidade e receber o resultado do preventivo, cujo exame foi feito há dois meses. “Tudo é muito difícil, a distância fica maior quando temos dificuldades financeiras”, ressaltou. Além dela, outras 29 mulheres da região receberam os resultados e orientações sobre DST’s. “É um trabalho preventivo, onde a informação é determinante”, enfatizou a enfermeira Ernilda Mendonça, voluntária da Emap.

Semana do Voluntário
Do Cujupe para os bairros Porto Grande e Vila Embratel,na área Itaqui Bacanga, em São Luís, os voluntários da Emap, cerca de 50 colaboradores nas mais variadas funções, vão disponibilizar técnicas e pessoais somando mais de 25h de ação.  
 Nesta quarta-feira (28), profissionais da área de Administração vão orientar a comunidade do Porto Grande em quatro frentes de trabalho: Entrevista de Emprego, Planejamento Familiar, Planejamento para Organizações, Balanço Contábil e Orientações sobre Saúde.
O atendimento será na Associação de Moradores de Porto Grande, próximo ao Terminal de Passageiros, das 9h às 12h. O objetivo é alertar as pessoas que a falta de planejamento orçamentário é uma das principais causas de endividamento do cidadão, “boas e simples dicas podem evitar e contornar as dívidas”, explicou Diogo Costa, da Responsabilidade Social da EMAP. 
 No mesmo dia, à tarde, a equipe líder da EMAP, formada por gerentes, diretores e o presidente da empresa, Luiz Carlos Fossati, atuarão na reforma de uma quadra poliesportiva na Vila Embratel, em São Luís. Orientados por uma equipe técnica, formada por pintores, jardineiros e pedreiros, os voluntários realizarão serviços de jardinagem, recuperação do piso da quadra e pintura tanto da quadra quanto das arquibancadas.
Nesta quinta-feira (29), outra equipe desenvolverá atividades esportivas e culturais na mesma quadra pintada pela equipe anterior, na Vila Embratel. Neste dia, haverá ações direcionadas às crianças da Escola Nossa Senhora da Guia. O grupo de voluntários atuará contando histórias, organizando torneios esportivos, com vídeos educativos sobre higiene bucal entre outras atividades. “O objetivo do voluntariado EMAP é que essas ações sejam contínuas, que possamos atender as comunidades nos aspectos menos favorecidos”, informou Diogo Costa.

Comentários