quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Secretário Pedro Fernandes inaugura escola quilombola em Itapecuru

Ao participar da inauguração da Unidade de Educação Básica Elvira Pires, na comunidade quilombola São José dos Pretos, em Itapecuru-Mirim, nesta quarta-feira (31), o secretário de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro, destacou que a entrega da obra pelo Governo do Estado é uma grande conquista para a população de origem afrodescendente no Maranhão.
 A solenidade contou com a presença do prefeito Mário Rogério Siqueira Amorim; deputados estaduais Fábio Braga e César Pires; ex-prefeito de Itapecuru, Júnior Marreca; secretários adjuntos da Seduc, Tadeu Lima e Conceição Andrade; vereadores e lideranças comunitárias da região.
“A escola é emblemática pela luta de vocês, mas precisamos trazer para a sala de aula o compromisso da família para alcançarmos resultados satisfatórios”, afirmou. O secretário também destacou o trabalho desenvolvido pela secretária adjunta de Programas Especiais da Seduc, Conceição Andrade, comprometida em buscar igualdade e oferta de educação de qualidade para os quilombolas, povos indígenas e a população do campo.

Fernandes ressaltou que a Secretaria de Educação definiu um planejamento estratégico com quatro grandes objetivos que são: atingir a melhoria do nível de aprendizado; implantar o regime de colaboração entre Estado, União e municípios; universalizar o ensino médio e combater o analfabetismo. “Até o final do ano, em parceria com o Movimento de Educação de Base (MEB), a meta da Seduc é alfabetizar mais 100 mil maranhenses para reduzir o vergonhoso índice de 19,1% de analfabetos”, realçou.
O deputado César Pires ressaltou que a inauguração da escola representava a concretização de uma antiga aspiração da comunidade de São José dos Pretos. A UEB Elvira Pires foi construída pela Seduc, em parceria com a Prefeitura de Itapecuru-Mirim, e atenderá inicialmente 254 alunos do ensino fundamental e médio, além de 70 alunos da educação infantil nos turnos matutino e vespertino. No período noturno, a escola atenderá aos alunos do ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A escola conta com seis salas de aula, videoteca, biblioteca, laboratório de informática, sala para o programa Mais Educação, área de convivência e banheiros adaptados. A escola ainda será contemplada com a construção de uma quadra poliesportiva coberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.