Secretário Pedro Fernandes inaugura escola quilombola em Itapecuru

Ao participar da inauguração da Unidade de Educação Básica Elvira Pires, na comunidade quilombola São José dos Pretos, em Itapecuru-Mirim, nesta quarta-feira (31), o secretário de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro, destacou que a entrega da obra pelo Governo do Estado é uma grande conquista para a população de origem afrodescendente no Maranhão.
 A solenidade contou com a presença do prefeito Mário Rogério Siqueira Amorim; deputados estaduais Fábio Braga e César Pires; ex-prefeito de Itapecuru, Júnior Marreca; secretários adjuntos da Seduc, Tadeu Lima e Conceição Andrade; vereadores e lideranças comunitárias da região.
“A escola é emblemática pela luta de vocês, mas precisamos trazer para a sala de aula o compromisso da família para alcançarmos resultados satisfatórios”, afirmou. O secretário também destacou o trabalho desenvolvido pela secretária adjunta de Programas Especiais da Seduc, Conceição Andrade, comprometida em buscar igualdade e oferta de educação de qualidade para os quilombolas, povos indígenas e a população do campo.

Fernandes ressaltou que a Secretaria de Educação definiu um planejamento estratégico com quatro grandes objetivos que são: atingir a melhoria do nível de aprendizado; implantar o regime de colaboração entre Estado, União e municípios; universalizar o ensino médio e combater o analfabetismo. “Até o final do ano, em parceria com o Movimento de Educação de Base (MEB), a meta da Seduc é alfabetizar mais 100 mil maranhenses para reduzir o vergonhoso índice de 19,1% de analfabetos”, realçou.
O deputado César Pires ressaltou que a inauguração da escola representava a concretização de uma antiga aspiração da comunidade de São José dos Pretos. A UEB Elvira Pires foi construída pela Seduc, em parceria com a Prefeitura de Itapecuru-Mirim, e atenderá inicialmente 254 alunos do ensino fundamental e médio, além de 70 alunos da educação infantil nos turnos matutino e vespertino. No período noturno, a escola atenderá aos alunos do ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A escola conta com seis salas de aula, videoteca, biblioteca, laboratório de informática, sala para o programa Mais Educação, área de convivência e banheiros adaptados. A escola ainda será contemplada com a construção de uma quadra poliesportiva coberta.

Comentários