SES capacita técnicos dos Núcleos Hospitalares e Epidemiologia


A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia, reúne, nesta terça (6) e quarta-feira (7), profissionais de saúde de 11 municípios maranhenses na Oficina de Fortalecimento dos Núcleos Hospitalares e Epidemiologia do Maranhão, no auditório Professora Dinah Gomes, na sede da Fundação Sousândrade, no Renascença I, em São Luís.

O objetivo é subsidiar os técnicos que atuam na vigilância dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHEs) no seu processo de trabalho e na utilização dos indicadores (dados) dos referidos NHEs para assegurar a atuação mais efetiva no desenvolvimento das ações de vigilância epidemiológica no âmbito hospitalar, tais como: elaborar e manter em operação um sistema de busca ativa para os pacientes internados e atendidos em pronto-socorro e ambulatório da unidade hospitalar, para a detecção das doenças e agravos constantes na Portaria n.º 04/25/01/2011/SVS/MS – portaria que estabelece a notificação imediata de 45 doenças, a exemplo de dengue, coqueluche, botulismo, hanseníase, hepatites virais, acidentes por animais peçonhentos, entre outros.

Segundo o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde da SES, Alberto Carneiro, a capacitação dos profissionais de saúde é fundamental para o processo de fortalecimento da saúde pública de forma integrada. “O grande avanço que o governo do estado esta fazendo, na grande revolução da saúde, ela prescinde também na estruturação dos núcleos hospitalares com capacitação, prescinde da valorização dos serviços de saúde disponibilizados nos hospitais e, os Núcleos de Saúde são fundamentais. Hoje você não pode tratar de um agravo de forma isolada”, observa o secretário.

Na Oficina de Fortalecimento dos Núcleos Hospitalares e Epidemiologia do Maranhão, a coordenadora estadual do CIEVS/NHE/MA, Jakeline Trinta Rios destacou a importância da atuação dos NHEs no processo de trabalho no ambiente hospitalar. A oficina conta ainda com a participação de técnicos da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES e da técnica do Cievs Nacional do Ministério da Saúde, Edilaine Faria de Moura Vilela, com a apresentação da Estratégia do Cievs: alerta, detecção e monitoramento das emergências em saúde pública.


BOX
Atribuições dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHEs)

-         Notificação e investigação de doenças e agravos;
-         Participação em investigação de surtos;
-         Monitoramento;
-         Consolidação, análise e divulgação de informação;
-         Promoção de integração entre setores afins do hospital;
-         Realização de estudos epidemiológicos;
-         Avaliação das ações de Vigilância Epidemiológica (VE) por meio de indicadores;
-         Participação em atividades de imunização;
-         Recomendação e promoção de medidas de controle;
-         Retroalimentação das informações;
-         Vigilância Sentinela, entre outras.



Comentários