Vice- governador recebe medalha em Várzea Alegre, no Ceará


O vice-governador Washington Luiz Oliveira recebeu, neste sábado (24), em Várzea Alegre (CE), a Medalha “Papai Raimundo”. A honraria é concedida pelo executivo municipal desde 2011, como reconhecimento aos varzeaalegrenses que contribuíram para o desenvolvimento do município.

A solenidade aconteceu no auditório Josué Alves Diniz, da Escola Municipal Dr. Pedro Sátiro, com a participação de deputados, vereadores, secretários municipais, professores e a comunidade em geral.

Washington Luiz, que é natural Várzea Alegre, disse ao receber a medalha que se sentia muito feliz por ser reconhecido em sua terra. 

Ele destacou que sua formação pessoal está muito ligada à cidade, pois estudou com as professoras Eliza Gomes Correia e Zulmira Siebra. “De todas as homenagens que recebi, essa é a mais importante, pelo reconhecimento que recebo da minha terra”, afirmou emocionado.


Em seu discurso, o prefeito Vanderlei Freire ressaltou a importância do patriarca de Várzea Alegre, Raimundo Duarte Bezerra, o Papai Raimundo - que dá nome à comenda. 

“Cada cidadão que recebe essa medalha, tem um laço muito forte com Várzea Alegre e com sua gente. Se é motivo de orgulho outorgar a medalha, deve ser para cada um dos homenageados um motivo de satisfação ainda maior. Essa medalha carrega em sua simbologia a essência do nosso povo. Um povo que, como Papai Raimundo, é conciliador, empreendedor e visionário”, realçou.


Foram também homenageados com a Medalha Papai Raimundo o presidente da Associação Espírita de Várzea Alegre, Almino Gabriel Viana; o secretário de Cultura do Estado do Ceará, Francisco José Pinheiro; o pintor letrista, Idelfonso Vieira Lima; o deputado Federal, João Ananias Vasconcelos Neto; o empresário, João Alves de Oliveira; os ex-prefeitos de Várzea Alegre, João Alves Bezerra, João Alves de Lima e José Helder Máximo de Carvalho; o vereador, Luiz Luciano e Silva; a professora, Maria Dayse Diniz; e a presidente da Associação Beneficiente Luiz Otacílio Correia (Casa Mãe), Renata Alencar Rafael.


Papai Raimundo
Raimundo Duarte Bezerra o fundador de Várzea Alegre, nasceu em 1767, no sítio Lagoas, distrito de Canindezinho, filho de Francisco Duarte Bezerra e Bárbara de Morais Rêgo. Era neto de Bernardo Duarte Pinheiro e Ana Maria Bezerra, ele o primeiro colonizador do município de Várzea Alegre, que se instalou na cidade em 1718, no tempo do Brasil Colônia, há quase 300 anos.


Papai Raimundo tinha ancestrais portugueses, pernambucanos, piauienses e dos Inhamuns. Sua mulher era neta de João da Cunha Gadelha, fundador do distrito de Naraniu. Do casamento nasceram oito filhos que cresceram ao lado dos pais, ocupados nos afazeres próprios de uma fazenda de plantar e criar, segundo o modelo da época. Destaque para major Joaquim Alves, o principal responsável pela doação das terras a São Raimundo Nonato.


Após a morte de sua primeira esposa, Raimundo Duarte Bezerra casou-se novamente, dessa vez com Ana Maria dos Passos com quem teve mais nove filhos, destaque para Idelfonso Correia Lima (major Idelfonso), que seria importante personagem na história política do vizinho município de Lavras da Mangabeira.



Faleceu em 1840 deixando com a família um legado que o tempo não destruiria. O sítio por ele implantado prosperou, tornou-se povoado, depois vila e hoje é cidade.

Comentários