Aberto I Encontro de Direitos Humanos para Povos Indígenas


Foi aberto nesta quinta-feira (12), pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), o I Encontro Estadual de Direitos Humanos e Cidadania para Povos Indígenas. A primeira edição do projeto foi em Amarante do Maranhão, localidade que possui duas etnias indígenas.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira, participou da solenidade de abertura e destacou o compromisso do Governo do Maranhão para o diálogo visando à solução de conflitos existentes na região com a população dos índios.

 “A Sedihc estará em Amarante durante três dias para capacitar e orientar a população e também os índios, dentro das aldeias, sobre os direitos deles que devem ser assegurados”, afirmou.

Durante três dias de programação, o I Encontro Estadual de Direitos Humanos e Cidadania para os Povos Indígenas pretende reunir centenas de pessoas para sensibilizar e estimular os operadores da rede de atendimento da política de assistência para o atendimento sem preconceito e discriminação dos povos indígenas, para incluí-los nos programas sociais.

Estiveram presentes representantes dos Poderes Executivo e Legislativo do município, representantes do Governo do Maranhão, Fundação Nacional do Índio (Funai), além de organizações não governamentais e a sociedade civil organizada. 

A programação será marcada por palestras e mesas de diálogo que debaterão temas como: Preservação Ambiental e Povos da Floresta, Esclarecimentos sobre a Política de Assistência Social englobando os Programas Sociais, Direitos Humanos e Povos Indígenas, Registro Civil de Nascimento, além de outros temas.

“Nossos técnicos estarão disponíveis tanto para a equipe da prefeitura quanto para os índios a fim de sensibilizar e estimular o atendimento à comunidade indígena de forma humanizada”, destacou a secretária Luiza Oliveira.

Comentários