Alunos de escolas estaduais se preparam para os desfiles estudantis


Alunos da rede pública estadual de ensino se preparam em todo o Maranhão para os desfiles cívicos alusivos à Independência do Brasil. Ao menos 15 das 19 Unidades Regionais de Educação (Ure`s) estão organizando paradas estudantis, juntamente com as redes municipal e particular de ensino. Em São Luís, o desfile estudantil acontecerá nesta quinta-feira (5), a partir das 8h, na Avenida Vitorino Freire (Areinha), reunindo 8 mil estudantes de escolas estaduais, particulares, comunitárias e militares, com o tema “A paz no mundo, uma conquista de todos nós!”.

A Unidade Regional de Educação de Rosário realizará seu desfile cívico, na sexta-feira (6), às 16h, com o tema "Brasil: Unindo Culturas no País do Futebol”. Um total de 940 alunos participará do evento, que será conduzido pela banda marcial Infanto Juvenil do Munim, doada pelo programa música na escola, do Governo do Estado, por meio da Seduc. “A banda foi um importante presente da Governadora do Roseana e do Secretário Pedro Fernandes a esta Ure, como incentivo aos alunos, para formação de nossa escola de música”, ressaltou a gestora Lucia Helena.

Na Ure Chapadinha, região do baixo Parnaíba, um total de 2 mil alunos das escolas estudais participarão do desfile, no próximo sábado (7). A novidade deste ano, segundo o gestor Jânio Rocha Ayres, é que as três escolas agora tem banda própria, entregues pelo Governo do Estado também através do  Música na Escola. “A chegada das bandas trouxe um estímulo para apresentação dos alunos e nós estamos empenhados para que seja de grande brilho e que nossos alunos participem com empolgação e alegria”, destacou, acrescentando que estudantes do município de Anapurus também desfilarão com instrumentos novos recebidos pelo Governo.

Em Imperatriz, a programação alusiva aos festejos da Independência do Brasil começou na segunda-feira (2) e se estende até sábado, com desfiles estudantis em todas os municípios da regional. De acordo com a diretora de educação da Ure, Wilma Bandeira, o destaque especial deste ano serão as escolas Militar e Caminho do Futuro que desfilarão no dia 7.

Na regional de Caxias, um total de 1,2 mil estudantes da rede desfilarão também no sábado, abordando a temática “Escola e Família, uma parceria que dá certo”. Já os alunos de Barra do Corda levarão para o desfile cívico a história do Brasil em seus diferentes aspectos no dia 7. Neste mesmo dia as escolas das regionais de Pinheiro, São João dos Patos, Viana, Pedreiras e Presidente Dutra também realizarão desfiles cívicos nas principais avenidas sedes das Ures.   

Comentários