Detran-MA realiza ação de conscientização na Semana Nacional de Trânsito


Cerca de dois milhões de pessoas morrem por ano no mundo vítimas de acidentes de trânsito. Um dos grandes aliados desta trágica estatística é a mistura de álcool e direção. Mesmo com o enrijecimento da lei seca, que impõe ao condutor sob efeito de álcool multa de R$ 1.915,40, além de suspensão do direito de dirigir e a prisão do infrator, a prisão de seis meses a três anos, os índices ainda são preocupantes.

Trabalhando com o tema da Semana Nacional de Trânsito, “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidade e escolhas”, o Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), realizou, neste fim de semana, em bares da Lagoa da Jansen e da Avenida Litorânea, em parceria com a Associação Maranhense de Bares e Restaurantes, ações educativas para alertar a população do risco dessa combinação mortal.

André Campos, diretor Geral do Detran-MA, participou da ação e conversou com várias pessoas sobre a ação educativa. “Estamos alertando a população do perigo de dirigir, após ter consumido bebida alcoólica. A Semana Nacional de Trânsito alerta o Brasil inteiro sobre a necessidade de ser responsável não apenas por você, mais também por quem está do seu lado. Queremos mostrar à população que uma escolha pode mudar toda a sua vida e de quem te ama também”, ressaltou.

A equipe de Educação para o Trânsito do Detran-MA distribuiu material educativo sobre a combinação perigosa álcool e direção e realizou o teste do bafômetro (etilômetro) educativo, pois muitas pessoas tinham curiosidade em fazer o teste para saber se realmente funciona.

“Estou bebendo deste o começo da noite, sempre quis saber se realmente o teste funcionava, agora depois de fazer tive a certeza que sim. Apoio essa iniciativa do Detran-MA, pois acontecem tantos acidentes na nossa cidade, imagina com pessoas alcoolizadas esse número e a gravidade só tendem a aumentar”, afirmou Manoel Costa, professor de matemática.

Além do teste do bafômetro o Detran-MA presenteou com camisas os anjos da noite, aquelas pessoas que não ingerem álcool para assumir a direção do carro. Foi o caso da professora Karen Oliveira, “é muito legal essa iniciativa do Detran-MA, as pessoas precisam ter consciência do perigo de dirigir alcoolizadas. Hoje sou o anjo, meus amigos e eu temos um acordo, antes de sair escolhemos o anjo da vez”.

A publicitária Janice Quaresma relata que sempre é o anjo, pois não consome bebidas alcoólicas. “Quando saio com os amigos sempre sou o anjo, tenho a consciência de não ingerir álcool. Bebo só às vezes, no entanto, só quando não preciso dirigir”, destacou.

Em cada estabelecimento visitado pela equipe do Detran-MA, havia uma mesa preta com uma lápide escrita “Reservado para quem bebeu e dirigiu”. A mesa chamou a atenção de muita gente, principalmente, de quem estava bebendo e pensava em dirigir. “Para ser sincero até pensei em dirigir hoje, por que bebi só um pouco, no entanto quando olhei a mesa, lembrei de um amigo que faleceu há cinco anos em um acidente de trânsito. Ele ingeriu álcool, perdeu o controle do carro e bateu em um poste no interior do estado. A gente pensa que nunca vai acontecer conosco e a verdade é que pode sim acontecer. A minha namorada que não bebe vai levar o carro hoje”, disse Eduardo José Ribeiro, autônomo.

Comentários