quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Eventos apoiados pela Fapema movimentam comunidade científica no Maranhão


Com o objetivo de disseminar o conhecimento científico e contribuir para o fortalecimento da ciência e tecnologia no Maranhão, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) tem contribuído com iniciativas que estimulam a produção científica local.

Além de promover a realização de inúmeras pesquisas científicas nas mais diversas áreas do conhecimento, a Fapema tem apoiado eventos de cunho científico dentro e fora do estado. Com o incentivo do edital de Apoio a Realização de Eventos Científicos (Arec), professores, pesquisadores, alunos e empresários têm tido a oportunidade de promover eventos científicos que proporcionem o aumento do conhecimento e a troca de experiências que trarão inovação e desenvolvimento ao estado.

O principal objetivo do edital Arec é apoiar a realização de eventos científicos, tecnológicos e/ou de inovação no Maranhão, incluindo congressos, seminários, workshops, e similares seja de âmbito internacional, nacional, regional ou local. Neste ano cerca de 50 propostas foram contempladas pelo edital.


Eventos
Um dos eventos apoiados pela Fapema é o II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR) do Maranhão que acontecerá entre os dias 16 e 19 de setembro. O seminário tem como objetivo integrar professores, alunos e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento que estejam ligados ao PPDSR.

O PPDSR, sediado na Universidade Federal do Maranhão (Uema), criado em 2010, reúne pesquisadores dos Departamentos de Ciências Sociais, História e Geografia, Arquitetura e Urbanismo, e Química e Biologia. A programação do evento contará com a apresentação de mesas-redondas, conferência e lançamento de livros.

Acontecerá, também, na terça-feira (17), o II Techday Labcom - Encontros em Comunicação e Tecnologia. Nesta 2° edição, o evento terá Redes Sociais como tema. Diante desta temática, o objetivo é fomentar o diálogo e a produção de conhecimento sobre as relações entre tecnologia e comunicação. O II Techday acontecerá no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), a partir das 9 horas.

Outro evento apoiado pela Fapema é o I Encontro da Rede Maranhense de Pesquisa em Mídia (Remar). O evento é direcionado para professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área da comunicação que estejam interessados pela história da mídia. O objetivo principal é preservar a memória da mídia no Maranhão.

A programação conterá a apresentação de trabalhos acadêmicos, lançamento de livros, depoimentos de profissionais da mídia local e minicursos. O encontro acontecerá entre os dias 25 e 27. A abertura, no dia 25, será no auditório da Faculdade Estácio (FAC São Luís), no Canto da Fabril, às 19 horas.

Texto: Nathália Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.