Instituições públicas e privadas discutem atividades para o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

                                                                                                                                                                              Foto: Orcenil Jr.  
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Educação Especial (Sape), participou nesta sexta-feira (13), de uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação e demais órgãos envolvidos na educação especial, com a finalidade de planejar atividades para o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a ser comemorado em 21 de setembro.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, oficializado pela Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005, foi instituído pelo movimento social, em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades do país.

 Foi escolhido pela proximidade com a primavera e o Dia da Árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. O slogan escolhido deste ano foi: "Derrubando os muros da exclusão".
                                                                                 Foto: Orcenil Jr.   
A data é comemorada e lembrada todos os anos e desde então, em todos os estados, e se constitui em momento para reflexão e busca de novos caminhos para as lutas do segmento. Para as pessoas com deficiência, representa também momento para divulgar as lutas e cobrar mais inclusão social. 
   
De acordo com a supervisora de Educação Especial da Seduc, Maria do Perpetuo Socorro Almeida, o momento é de reflexão. “Além das comemorações, o dia é de reflexão, debate e discussão para busca de uma sociedade cada vez mais inclusiva e democrática", disse.

Diversas atividades estão sendo programadas para a Semana em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que acontece de 16 a 21 deste mês, com encerramento no Parque do Bom Menino.

Além da Seduc e Semed, participaram da reunião, representantes do Senai, Sesi, Sesc, Senac, Escola de Cegos do Maranhão, Fama, Ifma e Apae.

Comentários