Iniciado curso de formação de soldado PM e bombeiro na última etapa do concurso


A última etapa do concurso público para o preenchimento dos cargos de soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão foi iniciada pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (2). Nesta fase, os candidatos participam do curso de formação para o cargo. A cerimônia que marcou oficialmente o início do curso foi realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, com a presença dos secretários Aluisio Mendes (Segurança Pública) e Fábio Gondim (Gestão e Previdência).

“Este é um reforço na segurança pública, e é com grande alegria que estamos iniciando hoje a última etapa do processo seletivo, que é o curso de formação de policial. Esperamos em breve estarmos nomeando esses policiais para que eles possam entrar em atividade”, disse o secretário Aluisio Mendes, lembrando que foi iniciado, no dia 16 de setembro, o curso de formação da Polícia Civil.


“Na Civil, são 500 candidatos que já estão em formação e que em breve também irão colaborar com o sistema de segurança pública e proporcionar à sociedade mais segurança”, completou Aluisio Mendes. Os treinamentos desses candidatos terão duração de três meses com término previsto para o dia 9 de novembro.

O curso, iniciado nesta quarta-feira (2), só será finalizado em março, mas segundo o secretário, a partir de dezembro os participantes já entram no estágio operacional, onde já desenvolverão atividades na rua, no policiamento da cidade.

A aula inaugural do curso contou ainda com as presenças do deputado federal e membro da Comissão de Segurança da Câmara Federal em Brasília; Lourival Mendes, do juiz federal José Vieira da Silva; dos secretários adjuntos de Inteligência, Laércio Costa, e de Articulação e Desenvolvimento Institucional, Antonio Roberto dos Santos Silva; do comandante geral da PMMA, coronel Franklin Pacheco; e do subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Henrique Pessoa; comandantes de unidades da capital e do interior, chefes de seções, representantes das associações e sindicatos dos militares e familiares dos alunos.

Como mensagem aos candidatos, o secretário Fábio Gondim declarou que eles passam a integrar um seleto e respeitado grupo. “Todos devem ter compromisso não somente com a instituição Governo do Maranhão, mas com toda a sociedade maranhense”.


Formação
Entre os candidatos que participam do curso, estão 683 da PM em São Luís; e 84 do Corpo de Bombeiros (48 de São Luis e 36 de Caxias). Cada curso é constituído por uma média de 25 disciplinas, no qual os alunos serão submetidos a avaliações teóricas e práticas, sendo todas de caráter eliminatório e classificatório.

O comandante Franklin Pacheco lembrou que este é o maior concurso da história da polícia do Maranhão, com oferta de 2 mil vagas. “É um reforço significativo que, com certeza vai representar mais segurança para a sociedade”, disse o coronel, revelando ainda que um novo chamamento de candidatos deve acontecer para que sejam preenchidas as vagas que ainda existem. “Dada à seriedade da instituição que promoveu o concurso e da rigidez dos requisitos não conseguimos preencher as duas mil vagas, mas apenas 1.653”, contou. 

As aulas da PM acontecerão nas instalações do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e as do Corpo de Bombeiros, na Seção Contra Incêndio, no Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís; e também em Caxias, no 5º Grupamento Bombeiro Militar (GBM). Durante a realização do curso os candidatos recebem uma bolsa como ajuda de custo no valor de R$ 540,05.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Henrique Pessoa, informou que os soldados que concorrem às vagas da instituição vão atuar em São Luís, Imperatriz e Caxias. “Este é um reforço importante para o trabalho que já vem sendo realizado pelo Corpo de Bombeiros”, disse.

A expectativa dos candidatos é concluir o curso para já atuar no sistema de segurança do Estado. “Espero melhorar a segurança do estado e garantir mais tranquilidade para a população”, disse Fabiano Henrique Mendes, que concorre à vaga de soldado da PM.

“Com o curso, vamos ganhar preparo e segurança para desenvolver de forma mais eficiente nossas atividades”, completou Joyce Rodrigues, que concorre a uma vaga no Corpo de Bombeiros.

Comentários