terça-feira, 15 de outubro de 2013

Mais de 2.500 abordagens e 24 pessoas presas em operações policiais no fim de semana



Com um reforço de 50% no efetivo policial, a Polícia Militar do maranhão (PM-MA) deflagrou simultaneamente várias ações durante o último fim de semana. As operações “Sossego”, “Lei Seca” e “Catraca”, entre outras fazem parte do plano estratégico de combate à criminalidade, anunciado pelo secretário Aluisio Mendes na quinta-feira (10).

De acordo com o balanço do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), o esforço concentrado das ações resultou na queda significativa de das ocorrências. Só em relação aos homicídios, o CPM aponta uma redução de 50% em relação ao final de semana passado. Nos três dias, foram registrados três homicídios (Recanto dos Vinhais, Parque Thiago Aroso e Maracanã) contra seis no mesmo período do fim de semana anterior.


Entre as ações, destaque para a repressão ao tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e embriaguez ao volante.

Houve, ainda, a ação de recuperação de veículos roubados e furtados. Neste tipo de crime, o saldo chega a 87% de recuperação. Do total de 15 veículos roubados e furtados, a PM recuperou 13. 

O maior número de apreensão ocorreu no primeiro dia de trabalho, no qual foram recuperados seis veículos. No sábado (12) e domingo (13) foram recuperados quatro e três, respectivamente, em cada dia.

A PM-MA empregou nos trabalhos 475 homens, divididos no policiamento a pé, montado, além de viaturas do Ronda da Comunidade e dos Grupos Táticos das unidades policiais.


 Da noite de sexta-feira (11) à manhã desta segunda-feira (14) foram realizadas 2.518 abordagens, sendo 1.059 a pessoas, 1.397 veículos e 62 a estabelecimentos em geral. 

“A sensação de segurança está diretamente ligada à ação presente da polícia. Neste final de semana, reforçamos todos os pontos de São Luís e pudemos dar respostas imediatas diante das situações que nos foram solicitadas, obtendo, assim, um saldo positivo nas operações”, destacou o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel João Nepomuceno.

Números
Ao todo, a Polícia Militar autuou em 174 diferentes operações. Foram conduzidas 24 pessoas ao distrito policial. Destas, sete por porte ilegal de arma e 6 por tráfico de entorpecente e outras práticas criminosas. 

No total, foram retiradas de circulação seis armas de fogo, sendo cinco revólveres calibre 38 e uma pistola Glock, 9 mm que pertence à Polícia Federal.

Das prisões, três foram por tráfico de entorpecente. Uma delas aconteceu no bairro do São Francisco, onde seis pessoas foram conduzidas, durante cumprimento a um mandado de prisão.  Com o foragido da Justiça foram apreendidas 23 petecas de cocaína e sete de tof-tof e R$ 430,00. As outras apreensões ocorreram no Centro e na Vila Papouco.


“Tivemos prisões e apreensões na Vila Embratel, quando equipes localizaram 10 papelotes de crack e dois de cocaína. A segunda apreensão no sábado foi no Coroadinho com a apreensão de 90 cabeças de crack. 

No domingo apreendemos 200 gramas de maconha no Alto do Calhau”, detalhou o comandante do CPM.

Um dos revólveres calibre 38 foi apreendido no bairro do Barreto. As outras armas foram retiradas de circulação durante incursões nos bairros da Ponta d’Areia, Cidade Operária e Barreto.

Por volta das 22h, uma guarnição do 8º BPM, durante abordagens para coibir assaltos a coletivos, na Avenida Ana Jansen, Ponta d’Areia, os militares conseguiram prender Anderson Costa de Oliveira, 33 anos, portando um revólver preto, placa da coronha de borracha, marca Taurus, calibre 38, nº da arma YG317413, com 5 munições intactas com capacidade para 6 munições.

 Ele foi conduzido para o Plantão da Refesa. As últimas apreensões aconteceram no Maiobão. Um dos revólveres estava com a numeração raspada e com quatro munições, sendo três deflagradas e uma intacta.

Lei Seca
A Companhia Independente de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRV) desenvolveu ações da Lei Seca. Foram lavrados 70 autos de infração de trânsito e dois por embriaguez. Além destas, foram removidos 10 veículos para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito no Maranhão (Detran-MA).

“Continuaremos deflagrando ações que garantam tranquilidade para a população. Já estamos fechando o esquema de segurança para o próximo jogo do Sampaio, no sábado (19). Os torcedores poderão assistir à partida com tranquilidade. Nossas ações são voltadas tanto para os grandes como para os pequenos eventos”, afirmou João Nepomuceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.