Mostra do Conhecimento do Colégio Militar mobilizou Vila Palmeira e adjacências

Mais de 600 estudantes de ensino fundamental participaram no sábado (19) das ações que encerraram as atividades da 5ª Mostra do Conhecimento, projeto desenvolvido desde o inicio do ano pelo Colégio Militar Tiradentes, escola da rede estadual de ensino. A culminância do projeto, que este ano teve como tema “Preconceito – luta das minorias”, teve a participação também dos pais de alunos e da comunidade do bairro Vila Palmeira e de outros localizados no entorno da escola.
Desenvolvido por todos os alunos do ensino fundamental do turno matutino, supervisionados por docentes e a equipe pedagógica da escola, o projeto foi encerrado com apresentações teatrais, exposições de livros, fotografias, instrumentos religiosos, oficinas e desfile étnico.

Da programação constaram ainda apresentações de vídeo, depoimentos de pessoas portadoras de necessidades especiais, além de palestras sobre as minorias como os povos indígenas, preconceito racial e violência contra a mulher.
O coordenador do projeto no Colégio Militar Tiradentes, Jesusnilton Oliveira Brandão, explica que a culminância do projeto é para colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula durante o ano letivo. “Aprender fácil é mais fácil e prazeroso”, ressalta.
Segundo ele, o foco do projeto é estimular a formação de novos cidadãos com consciência critica sobre os direitos garantidos na Constituição, fazendo dos alunos agentes multiplicadores sobre direitos e deveres de cada cidadão, bem como ensiná-los a conviver de maneira harmônica e responsável com as minorias.
Segundo a diretora pedagógica do colégio da rede estadual de ensino, Yeda Malta os temas do projeto Mostra do Conhecimento, que está em sua quinta edição, são definidos durante a semana pedagógica que marca o inicio das atividades do ano letivo.
Ela explica que a culminância do projeto é a melhor maneira de socializar as ações desenvolvidas e avaliar o interesse e o desempenho dos alunos ao longo do ano. “Mais uma vez foi um experiência exitosa”, comemorou.
Para Yeda Malta, o Colégio Militar Tiradentes vem cumprindo sua missão de educar e formar cidadãos com consciência critica, acrescentando que fazer educação de qualidade é um desafio que exige dedicação e muita vontade política.

Comentários