Professora da Uema ganha Prêmio Fapema de Inovação Tecnológica

A professora Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta, do Departamento de Química e Biologia, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi a vencedora do prêmio Fapema 2013, na categoria Inovação Tecnológica.

O invento premiado, intitulado "Sistema de Captura de Dados Abióticos", é um software para auxiliar nos processos de monitoramento ambiental, criada conjuntamente pelas pesquisadoras maranhenses Raimunda Fortes e Luciana Fortes.

O sistema tem a função de registrar, gerenciar, validar e inferir dados de variáveis abióticas (temperatura, salinidade, oxigênio, pH, entre outros) através de dispositivos móveis (como aparelhos celulares e tablets) conectados a redes de sensores remotos.

 As informações registradas em campo podem ser transmitidas via wi-fi ou bluetooth para um provedor localizado em outro local (uma indústria por exemplo) e atualizar o sistema de dados abióticos em tempo real. 

De acordo com a professora Raimunda Fortes, "o benefício maior desse produto é a velocidade de registro e recepção das informações sobre o ambiente monitorado, subsidiando ações dos gestores ambientais em tempo real", ressaltou a pesquisadora.

A parceria das duas pesquisadoras ocorreu durante a realização da tese de doutorado da professora Raimunda Fortes e da dissertação de mestrado da professora Luciana Fortes Farias. De acordo com Luciana Fortes "o extenso litoral do Maranhão e os grandes empreendimentos econômicos que estão se instalando no estado exigem sistemas de monitoramento ambiental baseado em agentes inteligentes.

 Portanto, o Sistema de Captura de Dados Abióticos é um produto pioneiro, que pode alavancar as iniciativas acadêmicas nesse mercado de software voltado para as questões ambientais", enfatizou.

O software já foi registrado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), na área de Inteligência Artificial e Sistemas Especialistas, e as áreas de aplicação do invento são, principalmente, a Oceanografia (física, química, biológica e geológica) e as Ciências Biológicas ligadas ao meio ambiente (Ecologia e Monitoramento Ambiental).
Mais informações: 8144-2573 (raifortes@gmail.com)

Comentários