SSP e comunidade assinam Ordem de Serviço da USC do Polo Coroadinho

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e representantes da comunidade do Coroadinho assinam, nesta terça-feira (15), Ordem de Serviço para a construção da Unidade de Segurança Pública (USC) do Polo Coroadinho, em São Luís. A cerimônia acontece às 19h, na Igreja Católica do Espírito Santo, no Alto do Parque Timbiras.

Participam do ato, o secretário de Segurança Pública, Aluisio Mendes; secretários adjuntos de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa e de Desenvolvimento e Articulação Institucional, coronel Antônio Roberto dos Santos Silva; comandantes gerais da PM, coronel Franklin Pacheco Silva e do Corpo de Bombeiros, coronel Wanderley Pereira; diretor da empresa Metalúrgica Big Farm Ltda., Luciano Simões, responsável pela obra; além de comandantes de batalhões e companhias, políticos, lideranças comunitárias e empresários da região.

A obra está orçada em R$ 1.240.980,00 e faz parte do plano de ações desenvolvido pelo Governo do Estado, visando prevenir e combater a violência e a criminalidade na Região Metropolitana  de São Luís e em todo o estado. "O projeto das USCs é um dos mais importantes na área de segurança pública em nível nacional. A partir da instalação dessas unidades, pretendemos reduzir os índices de ocorrências em até 90% nessas regiões", afirmou Aluisio Mendes.

Além do Coroadinho, o Governo do Estado vai construir outras 13 unidades de Segurança Comunitária (USCs) na capital e no interior, com recursos do empréstimo adquirido pelo Governo do Maranhão junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Estrutura
A USC contará com uma característica diferenciada das UPPs do Rio de Janeiro, que inspiraram o projeto no Maranhão. Em cada localidade, 10 câmeras de videomonitoramento serão instaladas na Unidade, cobrindo o perímetro de todo o complexo policial, permitindo o controle 24 horas por dia, de toda a movimentação na área. As câmeras estão interligadas a um centro de comando instalado na própria Unidade e, também, ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

O complexo contará com sala de recepção, alojamentos masculinos e femininos, sala de comando, sala de reserva de armas, área de convivência, auditório com capacidade para 60 lugares, sala de inclusão digital, onde funcionará um telecentro para a realização de cursos profissionalizantes aos jovens e adolescentes da região.

O prazo de conclusão é de 60 dias. O prédio será construído em uma área de 477.30 m², localizada na Avenida José Sarney, s/nº, Coroadinho.

Comentários