Supervisores de ressocialização da Sejap participam de treinamento técnico

Dezessete supervisores de ressocialização da Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) que atuam nas unidades prisionais de São Luís e em mais 10 municípios no interior, participaram do Treinamento de Recapacitação Técnica, ministrado pelos profissionais da empresa VTI, no auditório da Escola de Gestão Penitenciária (Egepen), no período de 09 a 11 de outubro.
O treinamento foi feito por técnicos da empresa terceirizada responsável pelo serviço de vídeomonitoramento nas unidades penais da capital, dentre os quais psicólogos, auditores operacionais e gerentes administrativos, que ministraram técnicas operacionais, processos administrativos, gerenciamento de crise e aperfeiçoamento de líderes, além de orientações sobre radiocomunicação.

Outras atividades de formação semelhantes a essa já foram realizadas, com a participação de monitores e inspetores de ressocialização que atuam nos presídios.

    De acordo com o auditor operacional da VTI, Rômulo Sampaio este treinamento visa "aprimorar os conhecimentos dos supervisores, inspetores e monitores, promover troca de experiência entre os profissionais que atuam na capital e no interior e gerar maior aproximação da equipe". Novas ações dessa natureza já estão sendo planejadas pela Sejap e deverão ser realizadas nos próximos meses.

Para o secretário Sebastião Uchôa, a Egepen é o espaço ideal para a formação e o aperfeiçoamento do corpo técnico da secretaria, para a qualificação dos agentes penitenciários e para a recapacitação dos diretores das unidades prisionais.

 "Para transformarmos a sociedade temos que investir em conhecimento. Com certeza a Escola contribui para a melhoria de resultados e desempenhos das diversas funções profissionais exercidas no sistema", disse.

Comentários